Questão 1:
Quais são as principais vantagens de oferecer benefício aos funcionários?
Resposta:
São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios. As mais visíveis são:
→ Ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa;
→ Oportunidade de atrair e manter pessoas;
→ Diminuir a rotatividade e o absenteísmo;
→ Aumentar a motivação;
→ Proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Logo, a empresa tem vantagem em deixar o funcionário mais satisfeito, pois assim ele trabalha melhor, com mais eficiência e eficácia e, consequentemente, o lucro da empresa aumenta.
Questão 2:
(ENADE 2015) A gestão da remuneração é uma das tarefas mais complexas e importantes da gestão de pessoas, estando cada vez mais atrelada à estratégia organizacional. Ela envolve aspectos sociais, psíquicos, organizacionais, econômicos, institucionais, políticos e éticos. Os dois primeiros conjuntos de critérios que efetivamente diferenciam os trabalhadores conforme a sua contribuição para a empresa são a pesquisa salarial de mercado e os padrões internos de equidade.
No que concerne à gestão de remuneração, verifica-se que os planos de benefícios oferecidos pelas organizações:
I – São um mecanismo de atração e retenção de pessoas e, portanto, auxiliam na manutenção.
II – Tornam a empresa mais competitiva, ainda que se baseiem em informações internas à organização.
III. Devem estar atrelados à estratégia de negócio como fator de equilíbrio interno, evitando interferência de fatores externos.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I.
b) III
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e III.
Resposta correta: Alternativa C: I – Os benefícios são considerados hoje diferencial competitivo e, com isso, ajudam na retenção de talentos . II – complementando a afirmação, é uma vantagem competitiva que se baseia em informações internas.
Questão 3:
(ENADE 2015) As mudanças ocorridas desde o advento da globalização provocaram transformações no mundo do trabalho e na função dos Recursos Humanos. Nos últimos anos, os executivos a fim de tornarem suas empresas mais competitivas, procuraram moderniza-las e gerencia-las de maneira distinta. Estruturas hierárquicas foram redesenhadas, fusões e aquisições, apareceram como soluções para aumentar a competitividade e a rentabilidade das organizações (WOOD, Jr. Mudança organizacional, 2004)
Considerando esse contexto, verifica-se que uma organização que intencione aumentar seu potencial de atração e retenção de talentos deve implantar:
I – Um plano de salários e benefícios que contemplem o pagamento de salários fixos, proporcionando a isonomia na remuneração referente a todos os cargos, sem discriminação de nível educacional e tempo de serviço.
II – Um plano de benefícios e serviços que promova a qualidade de vida dos funcionários em relação tanto a aspectos físicos quanto emocionais, o que implica a melhoria da condição geral de vida.
III. Um programa de participação nos lucros e resultados, garantindo aos funcionários uma recompensa, caso o desempenho da empresa, em um período definido, atinja ou supere determinado patamar.
É correto apenas o que se afirma em:
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.
e) I, II e III.
Resposta correta: Alternativa D – II – bons benefícios melhoram a qualidade de vida dos funcionários. III – PLR também é um forte diferencial na atração e retenção de talentos.