Questão 1:

 

 

Quais são as principais vantagens de oferecer benefício aos funcionários?

 

Resposta:

 

São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios. As mais visíveis são:

→ Ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa;

→ Oportunidade de atrair e manter pessoas;

→ Diminuir a rotatividade e o absenteísmo;

→ Aumentar a motivação;

→ Proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas.

 

Logo, a empresa tem vantagem em deixar o funcionário mais satisfeito, pois assim ele trabalha melhor, com mais eficiência e eficácia e, consequentemente, o lucro da empresa aumenta.

 

Questão 2:

 

(ENADE 2015) A gestão da remuneração é uma das tarefas mais complexas e importantes da gestão de pessoas, estando cada vez mais atrelada à estratégia organizacional. Ela envolve aspectos sociais, psíquicos, organizacionais, econômicos, institucionais, políticos e éticos. Os dois primeiros conjuntos de critérios que efetivamente diferenciam os trabalhadores conforme a sua contribuição para a empresa são a pesquisa salarial de mercado e os padrões internos de equidade.

No que concerne à gestão de remuneração, verifica-se que os planos de benefícios oferecidos pelas organizações:

I – São um mecanismo de atração e retenção de pessoas e, portanto, auxiliam na manutenção.

II – Tornam a empresa mais competitiva, ainda que se baseiem em informações internas à organização.

III. Devem estar atrelados à estratégia de negócio como fator de equilíbrio interno, evitando interferência de fatores externos.

 

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) III

c) I e II.

d) II e III.

e) I, II e III.

 

Resposta correta: Alternativa C: I – Os benefícios são considerados hoje diferencial competitivo e, com isso, ajudam na retenção de talentos . II – complementando a afirmação, é uma vantagem competitiva que se baseia em informações internas.

 

Questão 3:

 

(ENADE 2015) As mudanças ocorridas desde o advento da globalização provocaram transformações no mundo do trabalho e na função dos Recursos Humanos. Nos últimos anos, os executivos a fim de tornarem suas empresas mais competitivas, procuraram moderniza-las e gerencia-las de maneira distinta. Estruturas hierárquicas foram redesenhadas, fusões e aquisições, apareceram como soluções para aumentar a competitividade e a rentabilidade das organizações (WOOD, Jr. Mudança organizacional, 2004)

 

Considerando esse contexto, verifica-se que uma organização que intencione aumentar seu potencial de atração e retenção de talentos deve implantar:

I – Um plano de salários e benefícios que contemplem o pagamento de salários fixos, proporcionando a isonomia na remuneração referente a todos os cargos, sem discriminação de nível educacional e tempo de serviço.

II – Um plano de benefícios e serviços que promova a qualidade de vida dos funcionários em relação tanto a aspectos físicos quanto emocionais, o que implica a melhoria da condição geral de vida.

III. Um programa de participação nos lucros e resultados, garantindo aos funcionários uma recompensa, caso o desempenho da empresa, em um período definido, atinja ou supere determinado patamar.

 

É correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.

c) I e III.

d) II e III.

e) I, II e III.

 

Resposta correta: Alternativa D – II – bons benefícios melhoram a qualidade de vida dos funcionários. III – PLR também é um forte diferencial na atração e retenção de talentos.