Fonte: https://super.abril.com.br/galeria/10-empresas-incriveis-da-ficcao/

Acesso em 25/04/2022

Fundada no século 17, a Wayne Enterprises garante ao bilionário Bruce Wayne os recursos necessários para ser o Batman. Ou seja, não fosse a empresa, as ruas de Gotham City não teriam a proteção do homem-morcego. E se a Wayne Enterprises fosse real, o Batman existiria.

A InGen talvez seja a empresa mais incrível da ficção. Tudo bem que os produtos da empresa passam longe de ser inofensivos. E que a imagem da empresa ficou, digamos, arranhada depois de alguns acidentes. Mas como não valorizar a empresa que recriou os dinossauros de Jurassic Park?

Criada pelo empresário Norman Osborn, as Indústrias Oscorp realizam pesquisas científicas e militares. É lógico que a empresa do Duende Verde, o pai e o filho, é uma das mais incríveis da ficção.

O Beco Diagonal nunca mais foi o mesmo depois que a loja Weasleys Wizard Wheezes, ou Gemialidades Weasley, passou a funcionar no número 93. Os gêmeos mais famosos do mundo dos bruxos fizeram sucesso de cara, atraindo multidões…

Uma Fantástica Fábrica de Chocolate. Se isso já não fosse motivo bastante para colocar as indústrias de Willy Wonka nesta lista, lembre-se que os funcionários da fábrica são Oompa-Loompas. E que toda criança já sonhou em achar um dos cinco bilhetes dourados que garantiam uma visita à fabrica.

Ok, pode parecer estranho colocar uma pizzaria na mesma lista que uma empresa de bruxos e a bilionária Wayne. Mas a Pizza Planet não é qualquer pizzaria: é a favorita do Andy, de Toy Story. Sem contar a temática espacial e os vários brinquedos e jogos que garantem a diversão da galera, claro.

Os funcionários da Monstros S/A têm uma rotina puxada: devem assustar crianças pequenas todas as noites. Assim, garantem a energia necessária para o mundo dos monstros. E, como diz o slogan da empresa, eles só assustam porque se importam.

Três professores universitários são demitidos e resolvem que é hora de entrar no mundo dos negócios. Eles criam uma empresa especializada em eventos sobrenaturais. Os Caça-fantasmas logo viram um sucesso e conseguem uma agenda cheia de clientes.

American Company Making Everything. É isso que significa a sigla ACME, empresa do universo dos Looney Tunes. E eles fazem de tudo mesmo – até as milhares de geringonças que o Coiote usa para tentar pegar o Papa-Léguas. E que nunca funcionam.

O Batman não é o único bilionário com vocação para herói que ronda as ruas de uma grande metrópole. O Homem de Ferro, que nas horas vagas atende pelo nome de Tony Stark, é o dono da Stark Industries.