1. O que caracteriza as relações de trabalho e quais as esferas de ações que mediam, influenciam ou determinam os padrões organizacionais?

 

As relações de trabalho são caracterizadas por serem relações sociais entre atores antagônicos e complementares do processo produtivo, com a interação entre os representantes do Capital e os representantes do Trabalho.

As esferas de ações que mediam, influenciam ou determinam os padrões organizacionais mais em destaque são o âmbito do Governo (Política e Economia), o âmbito da Gestão e da Tecnologia, o âmbito da Política de Gestão de Pessoas e o âmbito da Cultura Organizacional.

 

2. Qual o papel do governo e através de quais mecanismos influencia as relações de trabalho? 

 

O papel do governo é, através da ação estatal no âmbito da política e da economia, estabelecer condições mínimas para as relações de trabalho por meio da legislação e da política econômica, com maiores ou menores estímulos das políticas públicas moldam a forma como empregados e empregadores se relacionaram.

Atualmente, em nosso país, o presidente interino Michel Temer está realizando diversas reformas na legislação trabalhista, com, por exemplo, o aumento da jornada de 8 para em 12 horas diárias, conforme pode ser conferido na reportagem da Globo “Governo quer formalizar jornada diária de até 12h com limite de 48h semanais”, veiculada em 08/09/2016 (disponível em <https://goo.gl/3EXiMT>, acesso em 18/09/2016). As alterações trabalhistas (conhecidas por “Reforma Trabalhista”) foram confirmadas em 14.07.2017, com a publicação da Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm).

Outrossim, também a política educacional pode ampliar ou diminuir o poder de barganha dos trabalhadores qualificados nas relações de trabalho com empresas, bem como a mobilização política das massas pode afetar as ações dos trabalhadores nas relações de poder e nas negociações.

 

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3. Como as relações de trabalho podem ser afetadas pela forma de gestão e pela tecnologia? Quais os mecanismos utilizados pelas empresas que visam o alinhamento entre os interesses dos trabalhadores e objetivos da organização?

 

As relações de trabalho podem ser afetadas pela forma de gestão com relação ao grau de influência dos trabalhadores nas decisões, dependendo de uma forma autoritária ou participativa de gestão, assim como dependendo do modelo de gestão, que separa ou aproxima o trabalho intelectual do manual.

Ademais, relações de trabalho podem ser afetadas pela tecnologia de produção, pois as máquinas são instrumentos de expropriação do conhecimento e do controle pertencentes à classe trabalhadora sobre a produção de riqueza, de modo que tanto o modelo de gestão quanto o emprego de tecnologia na produção reproduzem o embate das forças antagônicas do capital e do trabalho. Assim, os padrões de relação do trabalho costumam ser mais favoráveis para os detentores da autoridade, para definir o modelo de gestão, e da propriedade sobre a tecnologia produtiva.

 

4. Dentro das estratégias de socialização organizacional, qual a importância do papel da organização e quais os benefícios que poderá obter? O que são estratégias formais e informais utilizadas pela organização para garantir tais transições?

 

A importância do papel da organização, dentro das estratégias de socialização organizacional, reside na garantia que a empresa precisa dar de que o processo de aprendizagem seja efetivo, pois a estabilidade e a produtividade de seu negócio dependem do quanto os novos profissionais executarão sua função a contento. Ao admitir ou promover algum trabalhador, este passa por um processo de ansiedade, em vista de estar passando por uma transição, e a empresa precisa lidar com isso da melhor forma possível, através das estratégias de socialização. Os benefícios que poderá obter a organização consistem na melhoria da produtividade, caso a socialização seja boa e adequada.

Estratégias formais de socialização organizacional são os processos estruturados de preparação do novo funcionário, que o segregam, tendo em vista que ele ainda não estará no seu posto de trabalho, processo este que pode acontecer fora do ambiente normal de trabalho, adiando a efetiva contribuição do novato na execução das atividades e no alcance de resultados, pois normalmente ele assimilará as práticas reais de seu cotidiano profissional quando estiver inserido de fato na rede social referente ao seu novo papel organizacional. Tais estratégias, entretanto, facilitam a compreensão do novato daquilo que é esperado pela empresa de sua atuação profissional, estando mais explícitas para o trabalhador ingressante quais são suas responsabilidades e quais são os parâmetros que servirão de referência em sua atividade.

Já as estratégias informais são os processos baseados na tentativa e erro, já que os trabalhadores são colocados diretamente em seus postos de trabalho, devendo aprender através da experiência e da negociação como desempenhar seu novo papel organizacional e descobrir ao longo do processo quais são as expectativas da empresa sobre seu desempenho profissional.

 

5. Compare as seguintes estratégias de socialização, apontando as principais características:

 

  • Individual x coletiva: As estratégias coletivas têm realização menos onerosa e os novatos assimilam percepções mais homogêneas sobre a organização e sobre o trabalho em si, porém, há situações em que a socialização precisa ser individualizada, como são os casos de promoção gerencial; a cumplicidade e o menor esforço de convencimento na assimilação de padrões organizacionais são algumas das vantagens da estratégia de socialização coletiva. Já nos processos individuais, além das inúmeras possibilidades de divergência, para cada novato será necessário um esforço de convencimento que não terá apoio de outros

 

  • Fixa x variável: O vetor tempo caracteriza as estratégias de socialização fixa e variável. Em algumas organizações existem prazos fixos para promover seus trabalhadores, mas, normalmente os prazos são variáveis na maioria. Nas fixas, as promoções são regulamentadas e o funcionário público pode prever com alguma precisão os postos de trabalho que ocupará ao longo do tempo em função de sua carreira. Nas variáveis, as promoções dependem da mobilidade dos trabalhadores que ocupam atualmente as funções desejadas. Essa mobilidade pode ocorrer por causa de afastamento (demissão, aposentadoria etc.) ou de promoção (para nível superior), não havendo como prever com exatidão qual é o prazo para a ocorrência da movimentação, expectativa essa que pode ser útil para controlar o comportamento dos trabalhadores, pois a qualquer momento pode surgir uma oportunidade, estimula o trabalhador a desempenhar melhor sua atividade em conformidade com as exigências do negócio, embora a demora ou a incerteza de movimentação na organização possam causar angústia ou frustração no trabalhador, prejudicando o desempenho.

 

  • Investimento e despojamento: As estratégias de socialização por investidura (ou investimento) são aquelas que valorizam a experiência e a vivência anteriores do novato, propondo apenas alguma pequena    adaptação    para    assumir    seu    novo   papel organizacional. Já as estratégias de socialização por despojamento são aquelas que forçam o novato a se despojar de suas referências anteriores para assimilar uma nova a partir do zero e baseada nos parâmetros estabelecidos pela organização.

 

 

 

Este texto também pode ser acessado no site “Passei Direto”: https://www.passeidireto.com/arquivo/24358348/fatec—gestao-empresarial—ua-06—avaliativa—-atividade—sociologia-das-or