Pessoal,

Estou postando o projeto integrador do 3° semestre feito por mim e pelo meu colega Nicolas Spinelli Villaverde em Maio/2018.

Como vocês já devem saber a esta altura do campeonato… todo semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC temos que fazer um projeto integrador, que é um trabalho interdisciplinar (une todas as matérias do semestre) com várias etapas.

A partir de 2018 começamos a fazer o projeto em equipes, e não mais individualmente.

O orientador do projeto foi o prof. Virgílio Itaiuti Panzetti. Em Março/2018, no fórum, o professor orientou o seguinte para fazermos o trabalho:

“Veja: imagine que um grupo seu resolva estudar o caso da empresa Carrefour e sua política de gestão de pessoas que prioriza o respeito à diversidade de gênero, e ainda mais especificamente, a inclusão das funcionárias e dos funcionários trans. Eles vão ler tudo o que foi publicado a respeito. Eles vão ler projetos de lei e legislação já existente. Eles vão ler artigos acadêmicos sobre gestão da diversidade. Enfim, eles vão pesquisar a temática geral e o caso específico. Ao produzir seu trabalho, não vão deixar de falar sobre o grau de familiaridade que os gestores brasileiros têm (ou não têm) com os conceitos de trabalho decente (introduzido pela OIT em 1999) e de gestão da diversidade; eles não vão deixar de falar sobre novos modelos de organização que se estruturam em processos gerenciais orientados por esses conceitos (trabalho decente e gestão da diversidade) ou sobre organizações de modelo tradicional, como o Carrefour, que estão se adequando aos novos paradigmas representados por esses conceitos. E, sobretudo, não deixarão de falar sobre a relação entre diversidade, criatividade e inovação tecnológica, tendo em vista que as empresas que despontam nos rankings de inovação são ambientes de alta diversidade.

E orientamos:
Olhem, alunos, na introdução vocês devem falar sobre
• O contexto proposto pela temática norteadora da pesquisa;
• Uma descrição geral da situação analisada;
• Com que objetivos vocês analisaram esse problema:
• De que forma o grupo coletou dados e informações? De que forma o grupo analisou
os dados?
Mais ou menos 4 ou 5 parágrafos concisos, objetivos, simples e claros.

Obrigado

Prof. Virgilio”

A “temática norteadora” do projeto neste semestre foi: “Adequação dos processos gerenciais ao paradigma do trabalho decente* e da gestão da diversidade”. *conceito introduzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1999.

Os objetivos foram:
➢ compreender os conceitos de trabalho decente e de gestão da diversidade
➢ compreender os impactos da discriminação no trabalho nos resultados da organização
➢ identificar as estratégias de gestão orientadas pelo conceito de trabalho decente
➢ compreender a dimensão de responsabilidade social da organização na gestão da diversidade
➢ compreender e dimensionar as relações entre trabalho decente, produtividade e resultados econômico-financeiros

As questões de pesquisa:
➢ O grau de familiaridade de administradoras e administradores brasileiros com os conceitos de trabalho decente e gestão da diversidade – o discurso e a prática
➢ Novos modelos de organização estruturam-se em processos gerenciais orientados pelos conceitos de trabalho decente e de gestão da diversidade
➢ Relações entre diversidade, criatividade e inovação tecnológica: as limitações para implementar inovação em ambientes de baixa diversidade

A sugestão do professor para as disciplinas que poderiam ser articuladas na pesquisa:
• Economia
• Administração
• Gestão Ambiental
• Sociologia das Organizações
• Sociedade, tecnologia e inovação
• Comportamento Organizacional
• Gestão de Pessoas
• Gestão de Marketing
• Organização, Sistemas e Métodos
• Sistemas de Informação
• Matemática Financeira
• Contabilidade
• Estatística aplicada à gestão
• Métodos para a produção do conhecimento
• Comunicação (em português e em língua estrangeira)

Por fim, o prof. tambem indicou “textos norteadores iniciais”:
1. Responsabilidade social empresarial nos processos gerenciais e nas cadeias de valor – Publicação Instituto Ethos – https://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-nos-processos-gerenciais-e-nas-cadeias-de-valor-junho2006/#.WiL6b1WnHIU
2. Empresas e Direitos Humanos na Perspectiva do Trabalho Decente – Marco-Referencial – Publicação Instituto Ethos – https://www3.ethos.org.br/wp-content/uploads/2012/12/04_Empresas-e-Direitos-Humanos-na-Perspectiva-do-Trabalho-Decente-%E2%80%93-Marco-Referencial.pdf
3. Inovação e sustentabilidade bases para o futuro dos pequenos negócios – Publicação do SEBRAE – https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/inovacao_sustentabilidade.pdf
4. Artigo – Desafios da Gestão da Diversidade nas Organizações – http://gvpesquisa.fgv.br/publicacoes/gvp/desafios-da-gestao-da-diversidade-nas-organizacoes
5. Artigo – Diversidade e Sustentabilidade – http://www.ideiasustentavel.com.br/artigos-diversidade-e-sustentabilidade/
6. Artigo – Mercado de trabalho ainda é excludente para negros no Brasil -http://economia.estadao.com.br/blogs/ecoando/mercado-de-trabalho-ainda-e-excludente-para-negros-no-brasil/
7. Artigo – ONU alerta para os custos da violência contra mulheres no mundo -http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-alerta-para-os-custos-da-violencia-contra-as-mulheres-no-mundo/
8. Artigo – Discriminação é a pior violência no mercado de trabalho -https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/discriminacao-e-a-pior-violencia-no-mercado-de-trabalho-afirma-jovem-com-deficiencia.ghtml
9. Artigo – Carrefour homenageia suas funcionáriasArtigo – Carrefour homenageia suas funcionárias trans na rede social e é elogiado porseguidores – http://emais.estadao.com.br/blogs/familia-plural/carrefour-homenageia-suas-funcionarias-trans-na-rede-social-e-e-elogiado-por-seguidores/
10. Artigo – Nova lista de empregadores autuados por escravizar trabalhadores -http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/10/veja-nova-lista-de-empregadores-autuados-por-escravizar-trabalhadores.html

Assim, na 1ª etapa, eu e o Nicolas fizemos apenas a construção de roteiro e de uma primeira versão de introdução.

Na 2ª etapa, o trabalho passou a ser mais desenvolvido, analisando os textos norteadores e correlacionando-os com as disciplinas estudas.

Por fim, na 3ª etapa, analisamos um dado real (de uma empresa). Utilizamos uma organização (pública), o Tribunal de Justiça de São Paulo, e avaliamos a questão da diversidade quanto à cor da pele e existência ou não de deficiência.

Recebemos a nota máxima do professor na entrega final:

WhatsApp Image 2018-06-19 at 00.52.22

Com a autorização do Nicolas, estou postando o trabalho aqui…

PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-001
1
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-002
2
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-003
3
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-004
4
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-005
5
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-006
6
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-007
7
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-008
8
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-009
9
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-010
10
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-011
11
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-012
12
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-013
13
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-014
14
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-015
15
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-016
16
PROJETO-INTEGRADOR-EaD---FATEC-SDR-TGE301-GRUPO8---Entrega-03-017
17

 

Com isso, espero que ajude os alunos da FATEC que tenham que fazer o trabalho e estejam um pouco perdidos. Lembrando que não dá para copiar porque as temáticas e as regras do projeto sempre mudam!

Bom trabalho a todos!