Este é um post independente, que não está ligado à administração do curso de Gestão Empresarial EAD da FATEC, já que sou somente uma aluna que decidiu escrever sobre os trabalhos do curso.

Diferentemente do projeto do 1° semestre cujo objetivo era apenas “descrever” uma empresa, para entendê-la, o projeto do 2° semestre objetivou correlacionar o modelo de negócio escolhido pelo aluno para estudo com o ambiente externo.

Assim, escolhi uma organização real e a analisei correlacionando-a com o microambiente e o macroambiente.

No macroambiente, relacionei a empresa com o cenário externo (utilizando as disciplinas Gestão Ambiental e Economia).

No microambiente, identifiquei o modelo de negócio (com as disciplinas Comportamento Organizacional e Sociologia) e identifiquei o sistema de gestão (com as disciplinas Comportamento Organizacional e Sociologia).

Por fim, o template do projeto também exigia a realização de uma “modelagem de pesquisa de campo”, que foi feita com subsídio das disciplinas Métodos para a Produção do Conhecimento e Estatística.

Utilizei a mesma empresa que foi objeto de meu estudo no projeto I, para continuar a avaliação desta organização, só que com outro enfoque. Todavia, usar a mesma empresa foi uma escolha própria, não relacionada a nenhuma orientação da FATEC.

Veja a seguir algumas páginas de meu projeto:

 

 

Ao final, meu projeto foi aprovado, tendo sido atribuído a ele a nota 10.