Este é um post independente, que não está ligado à administração do curso de Gestão Empresarial EAD da FATEC, já que sou somente uma aluna que decidiu escrever sobre os trabalhos do curso.

Quando fiz meu projeto integrador (ou interdisciplinar), no 1° semestre de 2006, segui os seguintes passos:

Etapa 1

  1. Baixei o “Modelo / Template” e o “Manual do projeto” no AVA
  2. Escolhi uma empresa para fazer o trabalho

Etapa 2

  1. Li o “Manual do projeto”
  2. Abri o “Modelo / Template” e comecei a redigir o trabalho nele, seguindo as regras da ABNT do “Manual”, desta forma:
    • Fiz a capa e a contracapa
    • Na “Apresentação”, escrevi:
      • Nome da empresa que escolhi
      • Pequena história da empresa (como foi criada e desde quando)
      • Ramo de atividade
      • Localização da sede e filiais
      • Quantidade de colaboradores e suas funcões
      • Porte da empresa (pequena, média ou grande)
      • Motivo pelo qual escolhi a empresa
    • Ainda na “Apresentação”, fiz um tópico para cada disciplina, e nestes tópicos descrevi situações na empresa relacionadas com as matérias; por exemplo:
      • no tópico da disciplina Administração, descrevi o ambiente organizacional, a estratégia da empresa, a estrutura, os principais processos, o sistema de gestão de pessoas e de recompensas;
      • já no tópico da disciplina Comunicação e Expressão, descrevi como era o sistema de comunicação da empresa;
      • no tópico de Contabilidade, lembro que o professor Henio Fontão nos enviou um roteiro de tudo que ele queria que estivesse incluído no trabalho, como: descrição da forma jurídica da empresa estudada (ex.: Ltda; S/A; ME; EPP…), descrição do ramo de atividade econômica da empresa estudada (ex.: química; agronegócios; comercial varejista; comercial atacadista; têxtil…), descrição do tipo de enquadramento contábil da empresa estudada (ex.: lucro real; lucro presumido; simples nacional…), elaboração do Balanço Patrimonial (BP), descrição das contas e valores dos bens; direitos; obrigações com terceiros e obrigações com os proprietários (Capital Próprio), elaboração do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e descrever o lucro operacional bruto; lucro operacional líquido; lucro antes do imposto de renda; lucro líquido.
    • Depois, fiz o “Resumo” e o “Abstract”, além da “Introdução” e do “Sumário”

Etapa 3

  1. Fiz a “Conclusão” do trabalho e as “Referências bibliográficas”.

Ao final, meu trabalho foi avaliado e qualificado como projeto enviado “com os requisitos solicitados”.

Assim, fui aprovada nesta disciplina.

Vejam logo abaixo as primeiras páginas do meu projeto: