O que é um plano de negócios?

 

O plano de negócios é um documento escrito que traça um retrato do empreendimento e do mercado, identificando oportunidades de negócios, reunindo dados para análise, interpretando as informações geradas e verificando sua viabilidade.

 

Para tanto, ele descreve:

  • os objetivos da empresa e quais passos precisam ser seguidos para alcançá-los;
  • o ramo de negócio;
  • o produto ou serviço da empresa;
  • os clientes, concorrentes, fornecedores;
  • os pontos fortes e fracos do empreendimento;
  • estratégias;
  • estru­tura de gerenciamento;
  • demonstrações financeiras;
  • dentre outros aspectos.

 

É como se o plano de negócios fosse um mapa que, representando a realidade do cenário, serve para encontrar o caminho e orienta a percorrê-lo. O mapa não é o caminho em si: o caminho é aquilo que se percorre, é o passo a passo. Ao percorrer o caminho, devemos nos orientar pelo mapa, mas quando o caminho aparecer diferente do que está previsto no mapa, devemos refazer o mapa naquela parte, adaptando-o, ou devemos construir outro caminho e desenhar seus mapas.

 

Dolabela (2008) considera que o plano de negócios pode ser definido como uma pesquisa estruturada sobre uma atividade que se pretende desenvolver e/ou implantar. É uma ferramenta de gestão que indica como a empresa será estruturada para iniciar o negócio, sejam, produtos ou serviços que serão oferecidos, analisando e avaliando as características do mercado desejado, estratégias a serem adotadas e ou desenvolvidas para o alcance dos objetivos.

 

O plano de negócios traz uma lógica para refletir diversos aspectos da empresa; possibilidade ordenar as ideias para analisar a viabilidade da empresa; não elimina os vícios mas evita erros por falta de análise.

 

O plano de negócios é uma das etapas iniciais do processo de empreendimento:

1 – identificação de oportunidades e geração de ideias

2 – elaboração do plano de negócios – descreva o empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa

3 – captação de recursos físicos, humanos, financeiros e tecnológicos para iniciar as atividades do negócio

4 – gerenciamento – para manter a empresa viva e garantir sua evolução

 

Para que serve um plano de negócios?

 

Muitos empreendedores passam por dificuldades por não terem planejado corretamente antes de abrir seu negócio.

 

O plano de negócios é o instrumento que serve para evitar problemas na empresa, planejando seu futuro, prevendo e prevenindo riscos e incertezas.

 

Com ele, pode-se identificar e restringir os possíveis erros da empresa no papel, a fim de não os cometer no mercado.

 

Assim, o plano de negócios contribui para a identificação da viabilidade (ou não) da empresa, servindo tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem o está ampliando. Em outras palavras, ele serve para provar de forma antecipada a via­bilidade de abertura (ou ampliação) do negócio, podendo ser usado para convencer par­ceiros, incubadoras, financiadores ou investidores para angariar recursos e vender a ideia do empreendimento.

 

Qual o objetivo de um plano de negócios?

 

O plano de negócios tem como objetivo montar um cenário da estrutura das principais ideias do negócio e gerar opções alternativas embasadas neste cenário, para serem analisados pelo empreendedor, que toma­rá a decisão quanto à viabilidade da empresa que será montada ou à sua ampliação.

 

Viabilidade: O que é um negócio viável?

 

O maior motivo de elaborar um plano de ne­gócio é para mostrar sua viabilidade.

 

Esta informação serve tanto para o empreendedor (que vai abrir ou ampliar seu negócio) como para outros que irão partilhar e/ou apoiar o projeto.

 

Um projeto viável é um negócio que conse­gue resultados satisfatórios entre seu faturamento (vendas) e seus gastos (custos e despesas) obtendo um saldo positivo, com sustentabilidade.

 

Para identificar um saldo positivo, é necessário criar cenários e prever as receitas e os gastos. Isso é feito através de pesquisa de dados e informações sobre demanda de mercado, análise da concor­rência etc.

 


 

REFERÊNCIAS:

 

Apostila da Unidade de Aprendizagem (UA) 14 (“Plano de Negócios – Conceitos e Definições”) da disciplina Desenvolvimento de Negócios do curso de Gestão Empresarial da FATEC, 2019.

 

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2008.

 

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

 

https://gestaoempresarialfatec.wordpress.com/2019/12/11/materiais-de-desenvolvimento-de-negocios