Resumo da UA 01 da Apostila da Unidade de Aprendizado 01 (UA 01) da disciplina Logística, do 4°semestre/2018 da FATEC do curso de Gestão Empresarial.

HISTÓRICO

Existem várias versões sobre o nascimento da logística. De acordo com uma delas, logística provém do grego “logistikos” fundamentada do latim “logísticos”, ambos relacionados a cálculo, pensamento matemático e raciocínio lógico.

Tendo em vista que as empresas precisam se manter competitivas, ainda mais num mercado globalizado, como é o atual, a logística tem papel fundamental numa organização, pois ela agrega valor aos processos, definindo estratégias para produzir mais e melhor com menos recursos e no menor tempo possível.

Em suas origens, a logística foi criada com o objetivo de vencer guerras. Nem sempre o poderio que vem dos armamentos ganha guerras. É necessário distribuir corretamente os recursos e aperfeiçoá-los para tornar competitivo todo o processo de batalha. Esse fator se dá através da interação entre pessoas, recursos e operações.

Assim, o hábito de realizar estratégia de guerras, posteriormente evoluiu para a logística, utilizada nas empresas de maneira geral.

Segundo Novaes[1],a colonização dos EUA reuniu particularidades que proveram o crescimento e expansão de elementos logísticos (tais como o transporte e os armazéns) que serviram para desenvolver a Logística Empresarial.

Nos anos 1970, 1980 e 1990, as empresas buscaram otimização de processos produtivos através de técnicas como Kanban, Just in time, MRP, Kaizen, etc.

FATORES QUE LEVARAM AO DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA

  • alteração na demanda do consumidor
  • necessidade de otimização
  • necessidade de redução de custos
  • exigência de qualidade nos produtos
  • avanços na tecnologia da informação

MODA LOGÍSTICA

Nos dias atuais, a logística tomou dimensão mundial, e alguns exemplos de empresas bem-sucedidas em logística acabaram desencadeando a “moda logística” – um modismo muitas vezes não estruturado e cujo investimento pode ser elevado.

NECESSIDADES LOGÍSTICAS VARIADAS

Cada empresa possui uma necessidade logística, pois, por serem diferentes umas das outras, possuem variáveis, que podem ser de produtos, de mercados e/ou de especificações especiais diversas.

CONCEITO

De acordo com Mazzeo[2],a logística é a responsável por eliminar e diminuir custos, atender o cliente com confiabilidade, em tempo e hora, o que a torna um diferencial importantíssimo no mundo globalizado.

Para Christopher[3],a logística consiste na orientação e estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informações ao longo de um negócio.

A logística é a gestão de todo processo de implementação, análise e controle de materiais e informações do ponto de origem até o ponto de consumo com o menor custo possível.

Pessoas

As pessoas são de fundamental importância para logística, pois um bom desenvolvimento logístico só é possível com pessoas capacitadas e empenhadas em gerar competitividade.

Suprimento

Segundo Ballou[4],junto com a logística nasce o termo suprimentos. Suprimento é como são definidos os itens administrados, movimentados, armazenados, processados e transportados (recursos materiais) pela logística.

Recursos

Os recursos são as ferramentas, os meios pelos quais serão alcançados os objetivos.

Alguns recursos podem ser considerados complexos, ou seja, podem trazer diversas dificuldades, inclusive de ordem técnica.

Alguns exemplos de recursos:

  • Recursos Materiais: correspondem aos materiais utilizados por uma empresa, ou seja,são matérias-primas, materiais de manutenção, materiais auxiliares, entre outros;
  • Recursos Patrimoniais: recursos que provêm do patrimônio empresarial, por exemplo: máquinas equipamentos, prédio etc.;
  • Recursos Tecnológicos: a natureza do recurso de tecnologia está em buscar melhores processos de fabricação, melhores produtos e desenvolvimentos constantes de produtos, processos e serviços.

OBJETIVO DA LOGÍSTICA

Fazer uso de todas as ferramentas disponíveis para diminuir os tempos e “vencer batalhas”.

A logística busca utilizar-se de toda capacidade de um recurso para redução de custos operacionais e tornar o processo rotativo, ou seja, melhorá-lo depois de sua implantação.

O objetivo da logística é estudar a maneira como a administração pode otimizar os recursos de suprimento, estoques e distribuição dos produtos e serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento,organização e controle efetivo de suas atividades correlatas, flexibilizando os fluxos de produtos.

Custos / Redução de Custos

Tendo em vista a grande pressão para redução de custos nas indústrias que existe atualmente, os recursos são componentes essenciais para integrar a competitividade logística. Nesta senda, já que a logística não agrega valor ao produto e sim ao processo, as reduções de custo são resultado de otimização de processos.

Segundo Ballou[5],a logística é influenciada, diretamente, pelos custos associados a suas atividades.

Fatores que influenciam no aumento ou redução de custos:

  • aumento da competição internacional
  • alterações populacionais
  • crescente escassez de recursos
  • atratividade cada vez maior da mão de obra no Terceiro Mundo
  • aumento do comércio internacional

Inovação

A inovação surge da necessidade de se adaptar produtos, logística e estratégias de marketing, de modo a conquistar o consumidor nos pontos de vendas.

FUNÇÕES DA LOGÍSTICA

A logística possui papel estratégico nas organizações, com 3 (três) funções básicas:

1)  Aprovisionamento físico de materiais: Corresponde a todo o processo de aquisição de materiais, seleção de fornecedores, dados de entrega (como local, tipo de embalagem) e outros fatores do processo produtivo do fornecedor, controlando 3 (três)momentos da operação: (1°) a chegada dos materiais produtivos, auxiliares e semiacabados; (2°) seu trânsito interno no processo produtivo das empresas;(3°) entrega ao cliente propriamente dita.

2)  Produção de bens ou serviços: É todo o processo produtivo e seu respectivo controle como atrasos de entrega, análise de estoques de segurança, movimentação e armazenagem dos materiais nos pontos de consumo (pontos de estocagem de materiais) e todo processo interno. Obs: Bem é tudo aquilo que é tangível e que com a percepção é possível notar fisicamente. Serviço é tudo aquilo que não se tem percepção de notar fisicamente.

3)  Distribuição física: É o controle de toda a operação, desde entrega dos fornecedores até entrega aos clientes. A gestão deste fator está em alocar o recurso de transporte (por exemplo: uso de caminhões, empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação de materiais).

Estas 3 (três) funções são interligadas e, por isso, qualquer problema ou falha pode afetar o processo todo.

CICLO DA LOGÍSTICA

A logística possui um ciclo onde as informações e as operações são alimentadas a cada processo de solicitação de produtos/serviços.

COMPONENTES DO SISTEMA LOGÍSTICO

1)Suprimentos/compras: O departamento de compras é responsável por comprar/adquirir todo material utilizado na empresa, seja matéria-prima ou materiais auxiliares. É o ponto de partida para alimentar o processo de retorno à solicitação do mercado/cliente. Há empresas que necessitam muito da atividade de compras em função do seu ramo de negócio, por exemplo, supermercado, uma compra malfeita pode se traduzir em perda de mercado.

2) Planejamento,Programação e Controle da Produção (PPCP): O departamento de PPCP é responsável por planejar as ordens de produção (documento que autoriza a produção de determinado item/produto) bem como realizar follow-up (controle e cobrança a fornecedores e processos internos) e inserir plano de ação para atendimento das datas de entrega.

3) Distribuição física: Consiste em todo movimento de mercadorias desde o fornecedor até o mercado (cliente). Na distribuição física ocorrem os maiores custos com movimentação, transporte e armazenagem.

4) Mercado/clientes:É o maior usuário do sistema logístico de uma empresa, normalmente são os clientes que determinam as regras e as exigências para suprir suas necessidades logísticas.


Referências:

[1] NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, citado na Apostila da Unidade de Aprendizado 01 (UA 01) da disciplina Logística, do 4° semestre/2018 da FATEC do curso de Gestão Empresarial.

[2]MAZZEO, M. A. P. A importância da informação na logística: programação de peças pequenas por nível de estoque na Fiat.203 p. Dissertação (Mestrado) – Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2001. Citado na Apostila da Unidade de Aprendizado 01 (UA 01) da disciplina Logística, do 4° semestre/2018 da FATEC do curso de Gestão Empresarial.

[3]CRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor [tradução Mauro de Campos Silva]. Thonson Learning, 2007, citado na Apostila da Unidade de Aprendizado 01 (UA 01) da disciplina Logística, do 4° semestre/2018 da FATEC do curso de Gestão Empresarial.

[4]BALLOU, R H. Logística empresarial transportes, administração de materiais e distribuição física. Atlas, 2007,citado na Apostila da Unidade de Aprendizado 01 (UA 01) da disciplina Logística, do 4° semestre/2018 da FATEC do curso de Gestão Empresarial.

[5] Op. Cit.