Resumo da Apostila da UA 12 (Comunicação Empresarial Geral – Endomarketing) da disciplina “Comunicação Empresarial Geral” do 4° semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC, 2018.

 

INTRODUÇÃO

 

As empresas precisam aplicar o marketing para atender com excelência as demandas mercadológicas.

 

De acordo com Costa[1], Marketing é o estabelecimento de um processo de comunicação com os stakeholders[2] com o objetivo de entender as necessidades, desenvolver soluções e entregar valor aos clientes, que provocará satisfação para eles e retorno financeiro para a organização, além de colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

 

Marketing pode ser considerado um grupo de atividades que englobam o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

 

Como uma dessas estratégias, surge o endomarketing.

 

DEFINIÇÃO DE ENDOMARKETING

 

Endomarketing = Endo (do grego “éndon”, que significa “para dentro”, “posição interna” ou “ação no interior”) + Marketing (diz respeito a mercado).

 

Endomarketing são ações de marketing realizadas para o público interno das empresas, a fim de oferecer produtos e serviços de excelência ao mercado, por meio de funcionários envolvidos na missão da empresa e comprometidos em atender a demanda, ofertando o que há de melhor, para o cliente final.

 

Desta forma, o conceito de Marketing parte do princípio que o funcionário é o primeiro cliente a ser conquistado, pois só assim estarão qualificados para representar a empresa junto ao cliente externo/final.

 

Em outras palavras, a organização deve vender o seu serviço, produto e principalmente seus objetivos primeiramente para seus colaboradores (sejam eles funcionários, prestadores de serviços terceirizados, fornecedores ou parceiros), pois assim conseguirá transmitir uma imagem positiva ao mercado.

 

Para isso, segundo Cobra[3], cabe à empresa proporcionar aos seus colaboradores condições para satisfazerem suas próprias necessidades, pois só assim estarão aptos a oferecer algo de qualidade para o cliente externo.

 

Segundo Carvalho[4] “o Endomarketing é a ferramenta (…) que faz ‘o time entrar em campo’, consciente das regras, dos papéis individuais e coletivos, e dos objetivos do jogo”.

 

OBJETIVOS DO ENDOMARKETING

 

Os objetivos do endomarketing são[5]:

  • Promover entre os seus colaboradores, o comprometimento com a organização;
  • Envolver e motivar os profissionais da empresa;
  • Atrair e reter talentos profissionais;
  • Favorecer um trabalho em equipe, no qual as pessoas colaboram umas com as outras, porque possuem reciprocidade e sabem o seu real valor para a organização;
  • Capacitar a prestação de serviços, tanto para o cliente interno como para o cliente externo;
  • Aumentar a proatividade dos colaboradores;
  • Conscientizar sobre as metas e objetivos empresariais;
  • Disseminar autonomia, uma vez que todos terão o mesmo foco: satisfazer as necessidades e superar as expectativas do cliente final.

 

OS 4 PÊS DE MARKETING APLICADOS AO ENDOMARKETING

 

O Marketing, cuja máxima é identificar uma demanda e atendê-la (satisfazer as necessidades e desejos) entregando valor para o cliente, estabelece as relações entre a empresa e o mercado por meio da articulação dos “4 pês” [6].

 

Esses princípios do Marketing devem ser levados para dentro da empresa (com o endomarketing)[7].

 

1° “P” – Produto:

 

Em marketing o produto é definido como algo que pode ser oferecido a alguém como objeto de troca e que deve satisfazer um desejo ou uma necessidade. Em endomarketing, a empresa é o produto, pois ela é que deve atender as expectativas dos seus colaboradores, a fim de obter em troca de esforços físicos ou mentais[8].

 

Neste sentido, a empresa deve ser vislumbrada em toda a sua estrutura empresarial e não somente sua estrutura física (ou seja, além ambiente físico – como mobiliários, tecnologias, maquinários, prédio, frota etc. – também devem ser consideradas suas características como cultura, missão, estratégias, interesses, marcas, filosofia, equipe de profissionais, políticas etc.) [9].

 

Logo, outro fator relevante para constituir o Endomarketing é o clima organizacional, uma vez que colaboradores insatisfeitos[10] com suas atividades profissionais, que não tenham qualidade de vida no ambiente empresarial, que desacreditam nos produtos que a empresa oferece, que não têm bom relacionamento com seus pares e/ou com seus gestores, passam uma imagem negativa da empresa e de seus produtos e serviços, fazendo sua insatisfação se multiplicar para fora da organização[11].

 

2° “P” – Preço:

 

Preço é tudo que os clientes pagam por um produto ou serviço.

 

Em endomarketing o preço é a remuneração dos trabalhadores.

 

Porém, não se refere somente ao salário (pois, atualmente, os profissionais não buscam apenas bons salários, buscam também qualidade de vida, reconhecimento, democratização de oportunidades, etc.)[12].

 

É preciso ter o colaborador como um parceiro, que compre a ideia da organização.

 

3° “P” – Praça / Distribuição:

 

Dias[13] define o “P” de distribuição de marketing como “o fluxo de bens e/ou serviços do produtor até o consumidor final”. Adaptando esta definição para endomarketing, o “P” de praça ou distribuição pode ser entendido como o fluxo de metas e/ou recursos do gestor até o funcionário/colaborador.

 

Neste sentido, Brum[14] afirma que, antes de qualquer iniciativa para implementação do endomarketing, é necessário haver uma educação nas pessoas, pois não existe mudança para melhor sem as pessoas serem direcionadas para isso. Logo, trata-se de uma questão de gestão de pessoas e de como as informações, solicitações, metas e objetivos são transferidas para todos os colaboradores. Os gestores precisam querer e ser capacitados para gerir pessoas, pois a eles cabe a missão de preparar, motivar, comprometer sua equipe com as metas empresariais. Adequar os funcionários ao aumento da competição no mercado.

 

Brum[15] também alerta que existem diversas falhas nos processos de seleção, que provocam uma alta rotatividade, resultando na eterna desconfiança em relação aos empregados. Além disso, a falta de critério para as demissões é uma realidade presente em muitas empresas. Uma das práticas do endomarketing é: quando necessárias, as demissões devem ser acordadas e muito bem explicadas para todos (os que vão e os que ficam).

 

4° “P” – Promoção / Comunicação:

 

A comunicação de marketing não se limita apenas à promoção. São diversas ferramentas de comunicaçãopublicidade, propaganda, merchandising, relações públicas, promoções de vendas, vendas pessoais, marketing direto, assessoria de imprensa.

 

Ademais, os outros “P’s” – produto, preço e praça – também “comunicam”, afetando o marketing como um todo. Ogden[16] afirma que é necessário haver uma coerência, ou seja, que todos os “pês” transmitam a mesma mensagem.

 

Se a comunicação de marketing tem o papel de apresentar, informar, persuadir, lembrar e preparar o cliente para realizar uma ação, em endomarketing isso não é diferente, é por meio da comunicação empresarial que todos os stakeholders, conhecem e são informados, preparados, envolvidos para respeitar e admirar determinada empresa e/ou marca. Além disso, é preciso comunicar claramente o que se espera de determinada função e do funcionário[17].

 

SEGMENTAÇÃO

 

A proposta de segmentar os clientes que possuem necessidades, desejos e comportamentos similares serve tanto para o marketing como para o endomarketing[18].

 

É preciso criar propostas, projetos, veículos de comunicação e/ou gerir cada grupo de pessoas ou pessoas individualmente conforme suas características específicas[19].

 

PESQUISA

 

Outra ferramenta fundamental do marketing, e que também é essencial para o sucesso do endomarketing, é a pesquisa[20].

 

A pesquisa de mercado resulta em dados que auxiliam na tomada de decisões. Ao aplicar esta estratégia em endomarketing, deve-se realizar pesquisas de clima organizacional, que apresentarão dados para reduzir as incertezas dos gestores e dar um norte às decisões. As pesquisas de clima são ferramentas amplamente utilizadas por profissionais de Recursos Humanos – RH e são esses profissionais que, normalmente, dominam a técnica desta pesquisa. Por isso, em parceria com eles, é importante desenvolver uma ou mais pesquisas para passar a gerir com dados concretos[21].

 

 


Notas:

[1] Citado na Apostila da UA 12 (Comunicação Empresarial Geral – Endomarketing) da disciplina “Comunicação Empresarial Geral” do 4° semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC, 2018, p. 3.

[2] Stakeholders são as partes interessadas na empresa e/ou no negócio, e que devem estar de acordo com as práticas executadas pela empresa.

[3] Idem, Ibidem, p. 4.

[4] Idem, Ibidem, p. 5.

[5] Idem, Ibidem.

[6] Idem, Ibidem.

[7] Idem, Ibidem.

[8] Idem, Ibidem.

[9] Idem, Ibidem.

[10] Os trabalhadores possuem diversas necessidades que precisam ser atendidas para se sentirem satisfeitos. Por exemplo: ambiente agradável, bem iluminado, ventilado ou climatizado, silencioso ou com música ambiente, para se sentirem acolhidos e confortáveis. Ambientes barulhentos causam inquietude, perdas de concentração e atenção, assim como o calor elevado que pode gerar sensações desagradáveis e o frio em excesso pode causar sensação física desagradável, tensão muscular, dor de cabeça. Todos esses fatores alteram a eficiência e eficácia dos colaboradores.

[11] Idem, Ibidem.

[12] Idem, Ibidem.

[13] Citado na Apostila da UA 12 (Comunicação Empresarial Geral – Endomarketing) da disciplina “Comunicação Empresarial Geral” do 4° semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC, 2018, p. 7.

[14] Idem, Ibidem.

[15] Idem, Ibidem.

[16] Idem, Ibidem, p. 8.

[17] Idem, Ibidem.

[18] Idem, Ibidem.

[19] Idem, Ibidem.

[20] Idem, Ibidem.

[21] Idem, Ibidem.