Exercícios de revisão para a 1ª prova

 

 

1ª Questão  

 

Qual o conceito atualmente empregado para Logística Empresarial?

 

Resposta:

 

São vários conceitos de diferentes autores, mas a Logística para Christopher (2007) “é essencialmente a orientação e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano único para o fluxo de produtos e de informações ao longo de um negócio”.

 

 

2ª Questão

 

Comente sobre 4 (quatro) componentes do sistema logístico.

 

Resposta:

1. Suprimentos/compras

O departamento de compras é responsável por comprar/adquirir todo material utilizado na empresa, seja materia-prima ou materiais auxiliares, para o sistema de logística é o ponto de partida para alimentar o processo de retorno à solicitação do mercado/cliente.

2. Planejamento, Programação e controle da produção (PCP)

O departamento de PPCP é responsável por planejar as ordens de produção (documento que autoriza a produção de determinado item/produto) bem como realizar follow-up (controle e cobrança a fornecedores e processos internos) e inserir plano de ação para atendimento das datas de entrega.

3. Distribuição física

Consiste em todo movimento de mercadorias desde o fornecedor até o mercado (cliente). Na distribuição física ocorrem os maiores custos com movimentação, transporte e armazenagem.

4. Mercado/clientes

É o maior usuário do sistema logístico de uma empresa, normalmente são os clientes que determinam as regras e as exigências para suprir suas necessidades logísticas.

 

 

3ª Questão

 

Segundo BALLOU (1993), um dos fatores mais relevantes ao desenvolvimento dos processos administrativos é a aplicação de tecnologia de informação, proporcionando um grande aumento de eficiência. Tais sistemas abrangem todas as ferramentas que a tecnologia disponibiliza para o controle e gerenciamento do fluxo de informação de uma organização. O ERP (Enterprise Resource Planning) é o Planejamento de Recurso Corporativo que integra departamentos empresariais com base em atividades. Cite algumas das atividades dos departamentos de logística e de Produção que auxiliam o ERP?

 

Resposta:

 

O ERP integra os departamentos empresariais com base nas atividades de departamento, por exemplo:

  1. Departamento financeiro: informações relativas ao pagamento de fornecedores, funcionáriose todos os envolvidos no processo;
  2. Logísticas: informações relativas a envio de materiais ao cliente, tempo de entrega, etc.;
  3. Produção: Quais produtos produzir? Em quais quantidades? Quando adquirir materiais?
  4. Fiscal: leis que regem o fisco, impostos, taxas, contribuições, etc.
  5. Marketing: quais clientes são potenciais? Que produtos são comprados? Qual o cliente de maior lucratividade? Etc.

 

 

4ª Questão 

 

O mercado de hoje é extremamente concorrido, no entanto, algumas empresas japonesas foram felizes na implantação da filosofia JIT (Just-in-Time). Muitas corporações têm procurado abordar os conceitos fundamentais da nova filosofia, buscando esta estratégia de ação empresarial de forma simples e única, com abrangência para todas as áreas da empresa. Como funciona o JIT em uma empresa?

 

Resposta:

 

O JIT consiste em uma estratégia de competição industrial e logística, com o objetivo de dar uma resposta rápida às oscilações do mercado com o máximo de qualidade, com a quantidade certa, o produto certo com custos reduzidos dos produtos e serviços prestados.

Conforme aborda Christopher (1997) “nenhum produto deve ser feito, nenhum componente deve ser pedido enquanto não houver necessidade”.

Nesta definição pode-se dizer que a filosofia JIT tem como objetivo fundamental a melhoria contínua do processo de manufatura, garantindo a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, através do envolvimento das pessoas, buscando a simplicidade nos processos, eliminação dos desperdícios, garantindo a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes.

Segundo Hunphrey ap. Castro (1995), Just-In-Time pode ser definido como a produção da quantidade certa, com a qualidade certa, no exato momento em que ela é exigida, mas destaca esse autor que tal definição é em termos abstratos. Esse conceito pode ser ampliado para uma estratégia de competição industrial para capacitar a empresa a responder mais efetivamente às flutuações do mercado, na qual reside a essência do método de produção adotado pela Toyota, utilizando técnicas que visam atingir um padrão de qualidade elevado, como proporcionam as práticas de kaizen, que tem como consequências a redução de custos, porque elimina o que não agrega valor, e o aumento da produtividade, tudo de forma integrada, resultando na circulação mais rápida do capital, o que se consegue com o método kan-ban (RUAS ap. HIRATA, 1993).

 

 

5ª Questão

 

Dentro do JIT (Just-in-Time) muitas empresas têm procurado abordar os conceitos fundamentais de sua filosofia, buscando estratégias de ação empresarial de forma simples e única, com abrangência para todas as áreas da empresa, dentre elas e não tão mais importante no PCP (planejamento e controle da produção). Qual a função do PCP dentro da filosofia do JIT?

 

Resposta:

 

Em um processo de manufatura, normalmente são estipulados objetivos onde é necessário formular planos e como atingi-los integralmente, organizar recursos humanos, recursos físicos necessários para a ação, organizar e dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar estas ações para a correções e alterações de eventuais desvios.

No quesito de gestão da produção, este processo norteia a função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Sob a visão de Tubino (2000), “a função Produção consiste em todas as atividades que diretamente estão relacionadas com a produção de bens e serviços”.

Na visão de Martins (1993), “o objetivo principal do PCP é comandar o processo produtivo, transformando informações de vários setores em ordens de produção e ordens de compra – para tanto exercendo funções de planejamento e controle – de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços e os acionistas com lucros”.

Portanto, planejar é compreender como a situação presente interfere na visão de futuro e suas influências nas decisões tomadas para que se atinjam determinados objetivos futuro, certamente planejar é projetar um futuro que se prediz diferente do passado, por razões que não se tem muito controle.

Para conquistar seus objetivos, o PCP vai gerir informações provenientes de diversas áreas do sistema produtivo, ou seja, informações de várias áreas da empresa, a engenharia do produto, por exemplo, traz informações contidas nas listas de materiais e desenhos técnicos a serem seguidos; da engenharia do processo os caminhos de fabricação e os lead times (tempo de produção), do marketing as informações sobre os planos de vendas e pedidos firmes (validados pelo cliente), a manutenção fornece os planos de manutenção de máquinas e equipamentos, o departamento de suprimentos informam as chegadas e saídas dos materiais em estoques, do departamento de recursos humanos são necessários os programas de treinamento aos funcionários e contratações, e o departamento financeiro informa o plano de investimentos em aquisição de máquinas e recursos bem como o fluxo de caixa entre outras informações entre os processos.

As atividades do PCP são desempenhadas em três níveis de hierarquia: de planejamento e controle das atividades de produção, no nível estratégico, onde são abordadas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP se envolve no desenvolvimento do planejamento estratégico da produção, gerando um plano de produção, já no nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve e programa o planejamento mestre da produção (PMP), no nível operacional são preparados os programas de produção de curto prazo, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando máquinas, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa e acompanha o controle da produção.

 

 

6ª Questão

 

Dentro dos principais elementos da cadeia de valor estão as Atividades de Apoio que são atividades diferenciadas em qualquer indústria. Quais são elas e fale sobre uma delas.

 

Resposta:

 

São classificadas em quatro categorias: Aquisição (compras), Desenvolvimento de tecnologia (P&D), Gerência de recursos humanos (RH) e Infraestrutura.

 

Aquisição (compras): Comprar menos matérias primas prejudiciais e comprar materiais com especificações voltadas ao meio ambiente natural. Escolhas de fornecedores com operações menos poluidoras.

 

Desenvolvimento de tecnologia: Desenvolvimento de processos limpos e projetos voltados ao meio ambiente natural.

 

Gerência de recursos humanos: Treinamento ambiental para os colaboradores da empresa e desenvolvimento de cultura e consciência ambiental.

 

Infra-estrutura da empresa: Contabilidade ambiental e base de dados ambientais (por exemplo: análise de ciclo de vida e requisitos legais).

 

 

 

7ª Questão

 

Comente sobre 3 atividades importantes dentro da Armazenagem de materiais ou mercadorias.

 

Resposta:

 

Recebimento (fazer conferência do material recebido);

Estocagem (organização e controle dos materiais);

Serviços auxiliares (unidades de carga, montagens, movimentações internas de materiais, etc.);

Estocagem para seleção picking (nas gôndolas dos supermercados);

Processamento de pedidos (para reposição na quantidade correta no tempo certo);

Embalagem para transporte (para segurança da mercadoria).

 

 

8ª Questão

 

 

Cite 3 (três) vantagens e 3 (três) desvantagens dos Paletes.

 

Resposta:

 

Vantagens:

→ Redução do custo homem/hora;

→ Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo;

→ Rapidez na estocagem e movimentação das cargas;

→ Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem;

→ Diminuição das operações de movimentação;

→ Redução de acidentes pessoais;

→ Diminuição de danos aos produtos;

→ Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação.

 

Desvantagens:

→ Espaços perdidos dentro da unidade de carga;

→ Investimentos na aquisição de paletes, acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga;

→ O peso do palete e o seu volume podem aumentar o valor do frete.

 

 

9ª Questão 

 

Verificar, controlar e organizar estoques requer a realização de inventários de materiais. Quais são os tipos de inventário e qual a diferença entre eles?

 

Resposta:

 

Inventário geral ou anual onde se realiza contagem apenas uma vez por ano;

Inventário Rotativo onde são distribuídas diversas contagens durante o ano.

 

Anual Rotativo
Esforço contratado produz pico de custo Sem grande esforço, custo distribuído
Gera impacto nas atividades da empresa, com almoxarifados de portas fechadas É possível a continuidade do atendimento com o almoxarifado de portas abertas
Produtividade de mão de obra decrescente ocorrendo falhas durante o processo Incremento da produtividade com ações preventivas que acabam por reduzir as falahas
Almoxarifes reaprendem ano após ano Almoxarifes tornam-se especialistas no processo de ajuste
As causas das divergências não são identificadas O feedback é imediato, elevando a qualidade e motivando a participação geral. As causas das divergências são rapidamente localizadas
Confiabilidade não melhora Aprimoramento contínuo da confiabilidade

 

 

10ª Questão

 

Cite 3 (três) vantagens e 3 (três) desvantagens para o Modal ferroviário, para o Modal rodoviário e para o Modal hidroviário.

 

Resposta:

 

As vantagens do transporte hidroviário são:

→ Capacidade de transportar altos volumes de cargas;

→ Competitividade pelo frete baixo;

→ Flexibilidade de carga;

→ Continuidade (no transporte marítimo) das operações.

 

As desvantagens são:

→ Acessibilidade baixa;

→ Custo de embalagem (maioria do transporte mundial feita por contêiner);

→ Velocidade baixa;

→ Frequência (no transporte fluvial);

→ Congestionamento dos portos;

 

Vantagens do modal rodoviário:

→ Atendimento à todas as regiões do pais;

→ Simplicidade de funcionamento;

→ Alta disponibilidade;

→ Distribuição porta a porta (carrega na origem e descarrega no destino sem entrepostos);

→ Facilidade no desembaraço alfandegário;

→ Rapidez em curtas distâncias;

→ Uso de embalagens mais simples e baratas;

 

Desvantagens:

→ Frete elevado, principalmente devido a alguns custos operacionais,

tais como, pedágios e combustível;

→ Menor capacidade de levar volumes de cargas em comparação aos

modais hidro e ferroviário;

→ Custo elevado de infraestrutura e manutenção de rodovias;

→ Altamente poluente, pela razão de levar pouca carga em relação ao

tamanho do seu motor diesel;

→ Grandes congestionamentos enfrentados;

→ Altas taxas roubos de veículos e cargas.

 

As vantagens do ferroviário são:

→ Baixo custo de transporte tornando o frete mais barato;

→ Inexistência de grandes congestionamentos ou apenas pequenos nos portos;

→ Possibilidade de transportar grandes cargas.

 

Desvantagens:

→ Lentidão (em média 50 quilômetros por hora);

→ Nenhuma flexibilidade, pois só trafega onde houver trilhos;

→ Problemas com diferentes bitolas (no Brasil a maioria das estradas de ferro são com bitolas de 90 centímetros, impróprias para o transporte de cargas que requerem bitolas de 1,50 metro ou mais);

→ Tempo de viagem irregular devido a formatação das vias.

 

 


 

Exercícios de revisão para a 2ª prova

 

 

 

1ª Questão

 

Uma estratégia logística é o “Benchmarking” na cadeia de suprimentos. Primeiramente, “Benchmarking” significa “avaliação” ou “comparação”. É uma avaliação de comparação entre processos semelhantes e, a partir dessa avaliação, promover melhorias em sua empresa. Quais são os quatro passos para implementação?

 

Resposta:

 

São quatro passos para implementação:

  • Planejamento: definir objetivos, selecionar processos e pesquisar fontes potenciais;
  • Formação dos times: selecionar coordenadores dos times, selecionar time para o manuseio das informações, selecionar time para realização das visitas e treinamento dos times;
  • Obtenção e análise de dados: coletar dados dos parceiros, comparação dos processos, analisar os fatores de desempenho, identificar soluções que geraram benefícios e preparar plano de implementação;
  • Implementação da mudança: definir objetivos, fazer orçamento, implementar a mudança do processo, monitorar o processo e comunicar resultados.

 

 

2ª Questão

 

Qual a importância dos “trade-offs” de custos na organização do fluxo de produtos?

 

Resposta:

 

Primeiramente, “trade-off” significa “compensação”. Então, o pensamento é, será que vale a pena:

 

  • Terceirizar ou não terceirizar?
  • Entrega direta ou via centro de distribuição?
  • Utilizar o modal rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário ou aeroviário?
  • Produção para estoque ou contra pedido?
  • Nível de estoque para cliente ou custo de oportunidade?

 

 

3ª Questão

 

Como minimizar os “gaps” de percepção de serviço ao cliente no sistema logístico das empresas?

 

Resposta:

 

As decisões serão mais acertadas quanto melhor for o conhecimento do mercado e o conhecimento do nível de serviço desejado pelos clientes. A redução do “gap” então implica na necessidade de obtenção de informações externas à empresa.

 

O objetivo do nível de serviço é atender às necessidades do cliente em relação a datas e à presteza de entrega dos pedidos. Com esse modelo, procura-se considerar os estoques para atender a qualquer solicitação do mercado, definindo-se um percentual de grau de atendimento. Por exemplo, manter estoques para atender a 90, 95, 98 ou 100 % da demanda de acordo com prazos solicitados pelo mercado, seja lá qual for o cliente. Deve-se levar em consideração que, quanto maior for o grau de atendimento, maior será o custo de manutenção de estoque. O aumento do custo de armazenagem tende a ser exponencial em relação à proximidade de 100%, levando os custos a valores insuportáveis para a empresa.

 

 

4ª Questão

 

Custo Logístico é o somatório entre custo de transporte, custo de armazenagem e custo de manutenção de estoques. Diferencie custos de armazenagem e de manutenção de estoques.

 

Resposta:

 

Custo de Armazenagem:

É o custo que envolve a armazenagem (almoxarifado) para matérias-primas e embalagens (produtos acabados).

 

Manutenção de Estoque:

Devemos utilizar os métodos analíticos na introdução de custos importantes na formação de estoques. Alguns mais frequentemente usados são:

  • Custo de pedidos: cada vez que uma requisição ou um pedido é emitido, incorrem custos fixos e variáveis referentes a esse processo;
  • Custo de manutenção de estoques: material imobilizado em materiais e bens;
  • Custo por falta de estoque: quando a empresa não cumpre o prazo de entrega de seu produto, o que proporcionará multas por atraso ou perda do cliente.

 

 

5ª Questão

 

Canal de Distribuição é o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço chegue desde o produtor até ao consumidor final. O canal de distribuição pode ser direto ou incluir intermediários. Quais os objetivos e funções dos canais de distribuição?

 

Resposta:

 

  • Garantir a rápida disponibilidade do produto nos segmentos de mercado identificado como prioritários;
  • Intensificar ao máximo o potencial de vendas do produto em questão (exemplo: arranjo das mercadorias nas gôndolas, equipes de demonstração, promoções especiais etc.);
  • Buscar a cooperação entre participantes da cadeia de distribuição padronizando materiais e serviços (exemplo de materiais e serviços padronizados: paletização, acondicionamento especial de cargas, embalagens, tamanho do veículo, carga e descarga etc.);
  • Garantir um nível de serviço pré-estabelecido entre os parceiros da cadeia de distribuição;
  • Garantir o fluxo de informações rápido e preciso entre os elementos participantes da cadeia;
  • Buscar de forma integrada e permanente, a redução de custos, atuando não isoladamente, mas analisando a cadeia de valor como um todo.

 

 

6ª Questão

 

Identifique 5 (cinco) destinos dos produtos pela logística reversa pós-venda e 5 (cinco) destinos dos produtos pela logística reversa pós-consumo.

 

Resposta:

 

Destinos dos produtos pela logística reversa pós-venda

  • Mercado primário;
  • Conserto;
  • Remanufatura;
  • Mercado secundário;
  • Doação em caridade;
  • Desmanche;
  • Reuso;
  • Reciclagem industrial.

 

Destinos dos produtos pela logística reversa pós-consumo

  • Mercado secundário;
  • Remanufatura;
  • Desmanche;
  • Reuso;
  • Reciclagem;
  • Aterro sanitário;
  • Incineração;
  • Lixão;
  • Rios, córregos, mares, oceanos etc.

 

 

7ª Questão

 

Indique 5 (cinco) motivos de retorno de produtos pela logística reversa pós-venda e 5 (cinco) motivos de retorno de produtos pela logística reversa pós-consumo.

 

Resposta:

 

Motivos de retorno de produtos pela logística reversa pós-venda

  • Erros de expedição;
  • Produtos consignados;
  • Excesso de estoque;
  • Giro baixo;
  • Produtos sazonais;
  • Produtos defeituosos;
  • “Recall” de produtos;
  • Validade expirada;
  • Danificados em trânsito.

 

Motivos de retorno de produtos pela logística reversa pós-consumo

  • Fim de utilidade do primeiro comprador;
  • Doação;
  • Fim de vida útil;
  • Venda de componentes;
  • Resíduos industriais.

 

 

8ª Questão

 

Unitização é o agrupamento de caixas numa carga única, formando um só volume. As cargas unitizadas apresentam muitas vantagens. Descreva 2 (duas) delas.

 

Resposta:

 

  • As cargas unitizadas apresentam muitas vantagens:
  • São reduzidos o tempo de descarga e o congestionamento no ponto de destino;
  • É facilitado o manuseio de materiais pela verificação das mercadorias, em sua entrada e no rápido posicionamento para a separação de pedidos;

 

 

9ª Questão

 

Apesar de ser uma prática antiga, a terceirização de serviços logísticos, como vista atualmente, se constitui numa das novas tendências da prática empresarial moderna, principalmente dentro dos conceitos do “Supply Chain Management”. Quais os objetivos da terceirização dos serviços logísticos?

 

Resposta:

 

  • Aumentar os níveis de serviço, mediante a melhoria em flexibilidade e gestão de estoques, levando assim a uma maior disponibilidade;
  • Reduzir os custos (transformar custos fixos em custos variáveis) resultando em um preço final mais competitivo para o produto.

 

 

10ª Questão

 

Descreva algumas vantagens da contratação de um operador logístico por uma empresa.

 

Resposta:

 

  • Penetrar em novos mercados;
  • Reduzir os riscos de investimentos financeiros inerentes associados à propriedade de ativos logísticos, como veículos, equipamentos e armazéns;
  • Coordenar produtores e distribuidores dentro de uma visão global;
  • Ter acesso a novas tecnologias e soluções inovadoras.

 

 


 

Exercícios de revisão para as provas (atividades avaliativas – jan-junho/2018)

 

Clique para baixar:

 

Guia de Correção_1ª Atividade Avaliativa_Logística

Guia de Correção_2ª Atividade Avaliativa_Logística

Guia de Correção_3ª Atividade Avaliativa_Logística

Guia de Correção_4ª Atividade Avaliativa_Logística