Assinale como verdadeiro ou falso no parêntesis ao lado da afirmação.

 

1 – Tanto inovação como melhoria contínua se dão através de grandes saltos.

( F )

 

2 – Dividir o trabalho em unidades menores, especializadas e/ou agrupar atividades homogêneas, com o propósito de criar unidades organizacionais, constituem características complementares do processo de Departamentalização. ( V )

 

3 – O organograma estrutural tem por finalidade apresentar, graficamente, as diferentes unidades de uma organização, interligadas por meio de linhas representando as subordinações hierárquicas ou funcionais existentes entre elas. ( V )

 

4 – Uma das desvantagens da departamentalização por projeto é que, numa situação de conflito, a posição do funcionário é incômoda, visto que trabalha simultaneamente para dois chefes: o de seu órgão funcional e o gerente de uma estrutura temporária, à qual está alocado. ( V )

 

5 – Dentro dos diferentes critérios ou tipos de departamentalização, temos que a departamentalização por cliente é tal que cada unidade é preparada para atender a todos os tipos de cliente. ( F )

 

6 – O organograma é uma representação gráfica que objetiva, entre outras coisas, identificar a utilidade de cada etapa do processo, verificar as vantagens em alterar a sequência das operações e adequá-las às pessoas que as executam. ( F )

 


 

7 – Complete com o nome do documento definido abaixo.

 

(…………) é um documento impresso ou eletrônico que possui campos delineados para coleta e registro de dados e informações necessárias a sistemas administrativos.

 

Resposta: Formulário

 


 

8 – Considere a departamentalização abaixo:

8

Assinale a alternativa correta. Essa departamentalização é:

 

  1. Por processos
  2. Funcional;
  3. Por produtos ou serviços;
  4. Por clientes;
  5. Por projetos;

 

Resposta: Funcional

 


 

9 – Assinale a alternativa correta.  

Qual o manual que dá orientações ou parâmetros em relação às tomadas de decisão pelos executivos?

  1. Manual de Organização;
  2. Manual de Normas e Procedimentos;
  3. Manual de Políticas e Diretrizes;
  4. Manuais de Instruções Especializadas;
  5. Manual do Empregado;

 

Resposta: Manual de políticas e diretrizes (OBS: Caiu na 2ª prova de 2018)


 

10 – Considere a departamentalização abaixo:   

10

 

Essa departamentalização é:

 

  1. Funcional;
  2. Por produtos ou serviços;
  3. Por clientes;
  4. Por processos;
  5. Matricial;

 

Resposta: Por processos

 


 

11 – Uma estrutura organizacional é representada pelo:

a) Fluxograma.

b) Diagrama de Bloco.

c) Cronograma.

d) Organograma.

e) Arranjo Físico.

 

Resposta: Organograma

 


 

12 – A Departamentalização por Clientes procura:

a) Agrupar pessoas ou órgãos de acordo com sua localização.
b) Agrupar pessoas ou órgãos ao longo do processo de produção.
c) Agrupar pessoas ou órgãos a serviço de determinado cliente.
d) Agrupar pessoas ou órgãos segundo um fluxo de trabalho lógico e racional.
e) Agrupar pessoas ou órgãos em quantidades previamente definidas.

 

Resposta: “c” – Agrupar pessoas ou órgãos a serviço de determinado cliente.

 


 

13 – A metodologia 5S’s significa:

a) Senso de Utilização, Ordenação, Limpeza, Padronização e Autodisciplina.
b) Senso de Visão, Liberdade, Padrão, Administração e Controle .
c) Senso de Planejamento, Organização, Execução, Controle e Ações corretivas.
d) Senso de Visão, Controle, Organização, Planejamento e Ações Corretivas.
e) Senso de Utilização, Ordenação, Limpeza, Padronização e Melhoria Contínua.

 

Resposta: Senso de Utilização, Ordenação, Limpeza, Padronização e Autodisciplina. (OBS: Caiu na 2ª prova de 2018: conceito de Seiri)

 


 

14 – Assinale a alternativa correta em relação ao Seiri (senso de utilização):

a) Separar as coisas necessárias das desnecessárias;
b) Ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
c) Criar e manter um ambiente físico agradável;
d) Cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva;
e) Manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.

 

Resposta: Separar as coisas necessárias das desnecessárias (OBS: Caiu na 2ª prova de 2018)

 


 

15 – A respeito do Empowerment, pode-se afirmar que:

 

I – Empowerment é uma delegação de poder, mas sem autonomia do funcionário.
II – Empowerment é uma delegação de poder com autonomia do funcionário.
III – Existem dois tipos de Empowerment: com autonomia e sem autonomia. Vai depender do gerente da empresa.
IV – Empowerment é uma forma de poder centralizado.
V – Empowerment é uma forma de poder descentralizado.

 

Assinale a alternativa correta, baseado nas afirmações acima:

a) A afirmação I é correta.

b) A afirmação III é correta.

c) A afirmação IV é correta.

d) As afirmações II e V são corretas.

e) Somente a afirmação II é correta.

 

 

Resposta: Estão certas a II e a IV (“Empowerment é uma delegação de poder com autonomia do funcionário”; e “Empowerment é uma forma de poder descentralizado”) (OBS: Caiu na 2ª prova de 2018)

 


 

16 – Assinale a alternativa que indica o Manual que dá orientações a uma secretária:

 

  1. Manual de Organização;
  2. Manual de Normas e Procedimentos;
  3. Manual de Políticas e Diretrizes;
  4. Manuais de Instruções Especializadas;
  5. Manual do Empregado.

 

Resposta: Manuais de Instruções Especializadas

 


 

17 – Explique o que é Balanced Scoredcard – BSC.

 

Resposta: De acordo com Kaplan e Norton (1996) o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta (ou uma metodologia) que “traduz a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”.

 

OBS: Caiu na 2ª prova de 2018 – Em qual plano BSC é aplicado: estratégico, tático ou operacional?  Resposta: No plano estratégico.

 


 

18 – Faça um fluxograma de um churrasco em uma chácara. Considere as possibilidades de contratar serviços ou de ser executado por você. Estas possibilidades devem estar no fluxograma.

 

Resposta:

 

a1

 


 

19 – Faça um fluxograma da rotina dos estudantes da turma de um curso presencial. Considere que ele deve ser válido de segunda à domingo e que o aluno estuda no período da manhã.

 

Resposta:

 

aa2

 


 

20 – Diga o que são tecnologias sustentadoras e tecnologias revolucionárias.

 

Resposta: Tecnologias sustentadoras: melhoram o desempenho de produtos e serviços estabelecidos satisfazendo os requisitos do consumidor. Tecnologias revolucionárias: não podem satisfazer os requisitos do consumidor naquele momento, mas a ideia é que no futuro ela possa satisfazê-los. Elas são mais simples, mais baratas, menores e podem ser mais convenientes.

 


 

21 – Muitas Organizações têm problemas de desempenho por diversos motivos. Uma Organização que tem sérios problemas, a ponto de comprometer sua lucratividade deve adotar medidas para reverter a situação. Como técnica de melhoria ela deve usar:

Escolha uma:
a. Melhoria Contínua
b. Reengenharia ou Melhoria Contínua
c. Reengenharia CorretoResposta correta.
d. Seis Sigma

Resposta correta: Reengenharia. (OBS: Caiu na 2ª prova de 2018: A reengenharia é indicada para a organização que tenha grandes problemas – e não pequenos problemas; Na reengenharia, as mudanças são drásticas; a melhoria contínua é feita através de pequenos incrementos (pequenas ações), e não de grandes saltos; seis sigma é uma abordagem que combina as filosofias de melhoria contínua e inovação).

 


 

22 – A tecnologia evoluiu muito nas últimas décadas. Graças a ela o desempenho das Organizações melhoraram e a vida do consumidor também.

As mudanças, que sempre se pretende que seja para melhorar, sempre trazem alguns inconvenientes.

Discuta os pontos negativos que as novas tecnologias trouxeram para as organizações.

 

Resposta:

Um ponto negativo trazido pelas novas tecnologias nas organizações foi a contribuição para o aumento do desemprego, em virtude de substituição de mão de obra humana pela virtual e/ou tecnológica (máquinas, programas) – pois, apenas um o robô pode substituir diversos empregados humanos. Porém, isso não pode ser visto de forma completamente pejorativa, já que as novas tecnologias apenas reconfiguram os postos de trabalho, de modo que, por exemplo, a nova tecnologia gera emprego para o pessoal da área de informática.

Outro ponto negativo que pode ser mencionado é a dependência da tecnologia. Pode-se perceber isso, por exemplo, quando se vai ao um banco e, infelizmente, a atendente lhe comunica que está impossibilitada de realizar o atendimento, pois “o sistema caiu”. Todo o trabalho fica à mercê da tecnologia. Assim, se ocorre alguma falha de sistema, ocorre a impossibilidade – ao menos temporária – de retorno ao trabalho. Além disso, as pessoas têm que mudar junto com a tecnologia, senão elas ficam deslocadas da sociedade e do emprego (logo, muitas pessoas, principalmente as de idade avançada ou de locais afastados, que não aderem à informática, não ficam incluídas na sociedade, no trabalho, no mercado etc.)


 

23 – Tramita no Congresso Nacional um projeto de mudança na Lei da Terceirização.

Faça uma pesquisa e cite três mudanças importantes. Não esqueça de citar as fontes e que sejam acessíveis.

 

Resposta:

Uma mudança que o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998 (link de acesso no site da Câmara: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20794) pretende é a permissão de contratação de terceirizados para a realização da atividade-fim da empresa. Com a atual legislação, terceirizados só podem atuar nas atividades-meio. Atividade-fim é toda a atividade da empresa relacionada ao seu objeto social, ao seu ramo de atuação (por exemplo: uma empresa transportadora tem os motoristas na atividade-fim; uma empresa de telefonia tem os telefonistas na atividade-fim; um supermercado tem os caixas na atividade-fim). Já a atividade-meio é toda aquela atividade da empresa que não se relaciona ao seu objeto principal (comumente, o Direito entende que serviços de conservação, limpeza e vigilância estão na atividade-meio das empresas, conforme a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho – Súmula n° 331 TST). Atualmente, o Direito entende que não se pode terceirizar atividade-fim da empresa. Por isso, se a lei passar a permitir a terceirização da atividade-fim, há uma polêmica no sentindo que de “Terceirização da atividade-fim é o fim da terceirização” (Fonte: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/22/terceirizacao-da-atividade-fim-e-o-fim-da-terceirizacao. Acesso em 19/05/2018).

Outra mudança refere-se ao trabalho temporário, que atualmente é limitado para até 3 meses. O projeto pretende ampliar esse prazo para 6 meses, prorrogáveis por mais 90 dias.

A última mudança a ser citada refere-se à responsabilidade dos tomadores de serviço nos casos de inadimplemento de obrigações trabalhistas no âmbito da terceirização irregular. Atualmente, tanto o tomador de serviços quanto a empresa de terceirização são responsabilizados solidariamente (em conjunto e em igualdade de responsabilidade) caso seja verificada terceirização irregular e os direitos trabalhistas não forem pagos. Com o projeto, pretende-se que somente a empresa terceirizada seja responsabilizada primariamente, de modo que a empresa tomadora de serviços passa a ter responsabilidade subsidiária, ou seja, apenas se for verificado que a primeira empresa não tem ativo suficiente para adimplir os débitos trabalhistas que deve pagar.

 


 

24 – Observe a foto e leia o texto.

as

Fonte: http://sosconcurseiro.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2016/03/bagun%C3%A7a.jpg. Acesso em 07/02/2017.

Todos os empregados têm suas tarefas para fazer no dia-a-dia de trabalho, e arrumação, limpeza e organização do local de trabalho é uma delas. A ordem, arrumação e limpeza são fatores indispensáveis para a prevenção de acidentes e manutenção da saúde nos locais de trabalho. Por isso uma boa arrumação poderá prevenir vários acontecimentos indesejáveis com o trabalhador. Ter livre acesso aos locais quando numa emergência de primeiros socorros é importante. Acesso a equipamentos de combate a incêndio caso necessário também é necessário. Por isso as passagens, corredores, plataformas e outros locais de saída devem estar sempre livres de materiais que possam provocar quedas. Para que esta arrumação aconteça é necessário que todos se proponham a colaborar mantendo limpo e em ordem o seu local de trabalho.

Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação, fazendo o seguinte:
– Manter pisos, corredores e áreas de trabalho livre de itens desnecessários, delimitando os locais com faixas, inclusive corredores;

– Determinar lugares apropriados para armazenagem de materiais, chapas, peças que não serão utilizadas, retalhos, etc.

– Empilhando o material corretamente, máquinas de pequeno porte guardadas nos seus devidos lugares, chaves e ferramentas acomodadas nos lugares certos e limpos.

O bom resultado da arrumação, organização e limpeza, não são obtidos por mutirões de limpeza, ela é o resultado de um esforço diário. Se cada empregado arrumasse pelo menos uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes. A hora de fazer a limpeza é toda hora.

Neste contexto, faça uma associação da foto e do texto, com a cultura japonesa. Diga se existe alguma metodologia associada a estas situações.

 

Resposta:

A foto mostra um ambiente de trabalho completamente sem arrumação, limpeza e organização. Já o texto, refere-se ao oposto: salienta a importância da arrumação, organização e limpeza.

A cultura japonesa possui fortes hábitos de organização. Neste sentido: “Figurando entre os países mais competitivos do mundo, o Japão cultiva alta produtividade no trabalho. Eficiência conquistada pelo estilo de vida dos seus habitantes, cujos princípios básicos transpõem os âmbitos pessoal e profissional para a construção de um sistema em equilíbrio. A organização é um dos pilares da cultura nipônica e nesse artigo veremos por que ela é tão importante.” (Fonte: http://www.neteye.co/blog/a-organizacao-dos-japoneses. Acesso em 17/06/2018)

Desta forma, desenvolveu-se no Japão a metodologia dos 5s. Uma das razões para o desenvolvimento deste método no Japão foi devido a necessidade de um melhor aproveitamento de espaço físico, tão restrito naquele país. Além disso, a cultura japonesa do kaizen(melhoria contínua) e da organização, contribuiu bastante na disseminação desta filosofia para obter melhorias de produtividade nas organizações.

Sendo assim, a metodologia dos 5s pode estar associada ao texto e à figura.

A metodologia 5s proporciona um ambiente em que os desperdícios podem ser mais facilmente identificados e reduzidos, se não eliminados. O programa começa com o treinamento e a conscientização das pessoas sobre a sua importância, motivando todos a se comprometerem com a tecnologia. Assim, estabelece-se  um dia no calendário da organização para a realização do evento em que se fará uma “grande faxina”, que contará com a particuipação de todos. São cinco os passos que caracterizam a metodologia 5s: 1° – Seiri: Senso de Utilização; 2° – Seiton: Senso de Ordenação; 3° – Seiso: Senso de Limpeza; 4° – Seiketsu: Senso de Padronização; 5° – Shitsuke: Senso de Disciplina. No 1° passo (1º “s” – seiri) a função é estimular a organização para que os setores ou áreas armazenem somente aquilo que é necessário no desempenho de suas funções. Todo o material considerado desnecessário (descartado) será disponibilizado. No 2º (seiton), a função identificar todos os itens de um setor e definir um endereço para cada um destes itens. Após a identificação de todos os itens procura-se alocá-los em seu endereço. No 3º (seiso), a função é mais do que a tarefa de limpar os setores, é criar mecanismos para eliminar as fontes de sujeira. No 4º (seiktsu), a função é perpetuar todas as ações definidas nos processos anteriores garantindo o desenvolvimento da metodologia. Por fim, no 5º (shitsuke), a função é a conscientização por parte dos colaboradores de fazer a aplicar sistematicamente a metodologia para a melhoria do setor, do ambiente e das condições de trabalho. 

 


 

25 – Faça um fluxograma da compra de um medicamento em uma drogaria. Considere do atendimento no balcão até a entrega do medicamento (desconsidere o subprocesso de pagamento). Considere também que existem medicamentos que exigem receita e que estas devem ser retidas pelo comerciante. Lembre-se que nem todos os produtos para venda estão disponíveis naquele momento.

Para esta questão, elabore o fluxograma no software desejado e depois utilize o recurso de COPIAR e COLAR, para incluí-lo no local da resposta.

 

Resposta:

Exercicio 2 (1)