Questão 1

 

A noção de Sistema é muito importante para as Organizações, pois ele dá uma visão do todo. É um contexto chamado de Visão Sistêmica. Esta visão é dividida em várias partes.

Considere os conceitos de: 1- sistema; 2 – subsistema; 3 – ecossistema.

Podemos afirmar que:

Escolha uma:

  1. 1 está dentro do 2 que está dentro do 3
  2. 1 está dentro do 3 que está dentro do 2
  3. 3 está dentro do 1 que está dentro do 2
  4. 2 está dentro do 1 que está dentro do 3
  5. 2 está dentro do 3 que está dentro do 1

 

A resposta correta é: “Alternativa 5” – 2 está dentro do 1 que está dentro do 3.

 

 

Questão 2

 

Os processos são muito importantes nas atividades de manufatura e de serviços, pois são eles que determinam o desempenho da produção.

Neste cenário, podemos entender processos como:

Escolha uma:

  1. Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um output (saída), adiciona valor a ele e fornece um input (entrada) a um cliente específico.
  2. São funções que levam sempre a resultados positivos.
  3. Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um throughput (transformação), adiciona valor a ele e fornece um output (saída) a um cliente específico.
  4. A alternativa a e d são corretas
  5. Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input (entrada), adiciona valor a ele e fornece um output (saída) a um cliente específico.

 

A resposta correta é: “Alternativa 5” – Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input (entrada), adiciona valor a ele e fornece um output (saída) a um cliente específico.

 

 

Questão 3

 

Dentro de uma Organização temos três níveis de atividades: Estratégico, Tático e Operacional.

 

Um processo tem três etapas: objetivo – execução e controle.

 

Cada etapa de um processo está relacionada a um nível de atividade da Organização. A correlação entre estas etapas do processo (na ordem exposta) com os níveis Organizacionais, estão associados na seguinte sequência:

 

Escolha uma:

  1. Operacional – estratégico – tático
  2. Estratégico – operacional – tático Correto
  3. Tático – estratégico – operacional
  4. Estratégico – tático – operacional
  5. Operacional – tático – estratégico

 

A resposta correta é: “Alternativa 5” – Estratégico – operacional – tático.

 

 

Questão 4

 

A mudança organizacional é um aspecto essencial para a criatividade e inovação nas organizações, pois o mundo é competitivo e exige tais coisas.

 

Com base nessa afirmação, é INCORRETO afirmar que:

 

Escolha uma:

  1. A mudança envolve dois aspectos: a identificação e a internalização.
  2. A mudança é a fase em que há a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.
  3. A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente.
  4. A mudança encontra resistências.
  5. A mudança é a etapa em que ideias antigas são aproveitadas de forma diferente. Correto

 

 

A resposta correta é: “Alternativa 5” – A mudança é a etapa em que ideias antigas são aproveitadas de forma diferente.

 

 

Questão 5

 

 

Na fabricação de bens, muitas Organizações têm estratégias globais para redução de custos e colocação dos produtos no mercado. Levando-se em conta que nas diversas partes do mundo existem custos de mão de obra menores, obtenção de matérias primas de forma mais fácil, impostos menores e outros benefícios, as indústrias terceirizam partes ou até a totalidade de seus processos, ficando apenas com o marketing. A este tipo de estrutura organizacional é dado o nome de:

 

Escolha uma:

  1. Fábrica sem fábrica.
  2. Fabricação em pequenos lotes.
  3. Fabricação por encomenda.
  4. Fabricar somente o que foi vendido.
  5. Fabricar produtos remanufaturado.

 

 

A resposta correta é: Fábrica sem fábrica.

 

 

 

 

Questão 6

 

 

Por volta dos anos 1980 a Xerox (EUA), preocupada com a perda da sua competitividade, constatou que alguns concorrentes diretos estavam com preços de venda de produtos equivalentes aos seus custos de produção. Como resposta, os administradores resolveram avaliar todos os processos da empresa e compará-los com os melhores do mercado. A essa prática deu-se o nome de:

 

Escolha uma:

  1. 5S
  2. Todas as anteriores contribuem para essa prática
  3. Certificação
  4. Benchmarking Correto
  5. ISO 9000

 

A resposta correta é: Benchmarking.

 

 

 

Questão 7

 

Uma Organização tem seus pontos fortes e fracos. As Organizações concorrentes também.

Do ponto de vista do Benchmarking, estabeleça uma relação entre estes pontos fortes e fracos entre uma Organização e aquela em que ela irá se comparar.

 

Resposta:

 

Segundo Geraldo Duarte, benchmarking consiste numa “técnica sistemática e contínua de medida comparativa das práticas e do desempenho de uma organização, em relação a outra reconhecidamente excelente.”[1]

Sendo assim, o benchmarking trabalha com “comparações de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o ‘melhor do melhor’ e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva”[2].

Portanto, em outras palavras, por meio desta técnica, uma organização escolhe outra de referência uma que seja líder em sua especialização) – permitindo o estabelecimento de comparações entre processos e produtos -, para realizar um processo de pesquisa (contínuo e sistêmico) com o objetivo de avaliar os produtos, serviços e/ou procedimentos/processos da empresa pesquisada, de modo otimizar a empresa pesquisadora.

As empresas consideradas excelentes, que são escolhidas como paradigmas e são pesquisadas pelas demais são as “benchmarks”[3]. As empresas que não são referência ou líderes em sua especialização, escolhem as “benchmarks” e estudam seus pontos fortes e fracos para comparar à ela os seus próprios pontos fortes e fracos. Segundo Chiavenato[4], para tanto, a organização pesquisadora “deve documentar os passos e práticas dos processos de trabalho, definir medidas de desempenho e diagnosticar suas fragilidades”. Após, deve “localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes do mercado, para poder diferenciar as habilidades, conhecendo seus pontos fortes e fracos e compará-los com seus próprios pontos fortes e fracos”. E, por fim, deve “incorporar o melhor de melhor adotando os pontos fortes dos concorrentes e, se possível, excedendo-os e ultrapassando-os”.

Neste contexto, o benchmarking é constituído de 15 estágios: 1. Selecionar órgãos ou processos para avaliar; 2. Identificar o melhor concorrente; 3. Identificar os benchmarks; 4. Organizar e avaliação; 5. Escolher a metodologia de colheita de dados; 6. Agendar visitas; 7. Utilizar a metodologia de colheita de dados; 8. Comparar a organização com seus concorrentes; 9. Catalogar as informações e criar um “centro de competência”; 10. Compreender os processos e as medidas de desempenho; 11. Estabelecer objetivos ou padrões do novo nível de desempenho; 12. Desenvolver planos de ação para atingir as metas e integrá-los nos processos da organização; 13. Implementar ações específicas e integrá-las nos processos da organização; 14. Monitorar os resultados e os melhoramentos; 15. Revisar os benchmarks e as relações atuais com a organização-alvo.

Desta forma, os pontos fortes e fracos de ambas as organizações (a pesquisadora e a pesquisada/”benchmark”) são analisados e comparados visando a melhoria dos processos da empresa pesquisadora para o aumento de sua eficácia e eficiência e, consequentemente, de sua competitividade.

 

 


Referências: 

[1] Dicionário de Administração e Negócios. Edição Digital KindleBookBr, 2011, p. 135.

[2] CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, p. 588.

[3] Idem, Ibidem.

[4] Idem, Ibidem.