Questão 1 – Os sistemas abertos

  • A) Tem influências do ambiente.
  • B) Não tem influências do ambiente.
  • C) Depende da situação em que ele se encontra
  • D) Não existem.
  • E) Todas as variáveis do ambiente podem ser controladas.

 

Resp: A

Obs: Prova 2018

 

 

Questão 2 – Coloque na ordem certa

  • A) Informação – dados – conhecimento
  • B) Informação – conhecimento – dados
  • C) Dados – informação – conhecimento
  • D) Conhecimento – informação – dados
  • E) Conhecimento – dados – informação

 

Resp: C

Obs: Prova 2018

 

 

 

Questão 3 – Considere: Objetivos de um processo – execução do processo – controle do processo

Estão, respectivamente nos níveis da empresa

  • a) Operacional – estratégico – tático
  • b) Estratégico – tático – operacional
  • c) Tático – estratégico – operacional
  • d) Estratégico – operacional – tático
  • e) Operacional – tático – estratégico

 

Resp: D

 

 

 

Questão 4 – Quem faz o trabalho de acreditação no Brasil é

  • a) ABNT
  • b) INMETRO
  • c) IPEN
  • d) Todos eles
  • e) Nenhum deles

 

Resp: B

 

 

 

Questão 5 – Sistema é:

  • a) Um conjunto de partes coordenadas, com um objetivo comum.
  • b) Um conjunto de partes coordenadas, sem um objetivo específico.
  • c) Um conjunto de partes independentes.
  • d) Dependendo do sistema as partes podem ser coordenadas ou independentes.
  • e) Não importa o objetivo do sistema.

 

Resp: A

Obs: Prova 2018

 

 

 

Questão 6 – Assinale e alternativa incorreta:

  • a) A ABNT é responsável pelas normas no Brasil.
  • b) Certificação é feito por organismos credenciados pelo INMETRO.
  • c) O INMETRO é o único órgão de acreditação no Brasil.
  • d) A ABNT é responsável pela certificação no Brasil.
  • e) a), b) e c) estão corretas.

 

Resp: D

Obs: Prova 2018

 

 

 

Questão 7 – O que você pode dizer em relação à mudança organizacional:

  • a) Mudar não é difícil, basta convencer o pessoal.
  • b) Mudar é difícil porque a resistência a mudança é grande.
  • c) Mudar é difícil mas se a alta administração impõe o pessoal acaba assimilando.
  • d) É melhor não mudar para não desestruturar a Organização.
  • e) Nas mudanças deve-se renovar o quadro funcional.

 

Resp: B

 

 

Questão 8 – “Fábrica sem Fábrica” se caracteriza por:

  • a) Fabricar por encomenda.
  • b) Fabricar em pequenos lotes.
  • c) Fabricar somente o que foi vendido.
  • d) Fabricar produtos para outras marcas.
  • e) Fabricar produtos remanufaturados.

 

Resp: D

 

 

Questão 9 – A aplicação do benchmarking pressupõe que a organização tenha já fundamentada a:

  • a) Gestão da Logística.
  • b) Gestão de Pessoas.
  • c) Gestão de Marketing.
  • d) Gestão de Projetos.
  • e) Gestão por Processos.

 

Resp: E

 

 

Questão 10 – Por volta dos anos 1980 a Xerox (EUA), preocupada com a perda da sua competitividade, constatou que alguns concorrentes diretos estavam com preços de venda de produtos equivalentes aos seus custos de produção. Como resposta, os administradores resolveram avaliar todos os processos da empresa e compará-los com os melhores do mercado. A essa prática deu-se o nome de:

  • a) ISO 9000
  • b) 5s
  • c) Certificação
  • d) Benchmarking
  • e) Nenhuma das anteriores

 

Resp: D

 

 

Questão 11 – Acerca de um processo de Mudança Organizacional podemos afirmar que:

 

I – Obter o suporte e apoio da alta Administração. Esta deve formular os objetivos de treinamento, em face das mudanças projetadas e, sempre que possível, estar presente em momentos importantes da Mudança Organizacional.

II – Justifica o processo de mudança como a solução de todos os problemas identificados para tal.

III – Os condutores dos processos de mudança devem estar conscientes de que o próprio processo já é, por si só, uma mudança importante na estrutura social da organização. Em outras palavras, a existência de um propósito de mudança, antes mesmo de sua operacionalização, já causa grande movimentação interna, gerando muitas tensões, medos, inseguranças e, também, bastante esperança e otimismo.

IV – Espere resultados imediatos. Aguarde e observe as reações imediatas. Excesso de expectativas pode resultar em frustações ou decepções.

 

São corretas as afirmações

  • a) Todas são corretas
  • b) I, III e IV
  • c) I, II e III
  • d) I e III
  • e) I, II e IV

 

Resp: D

 

 

Questão 12 – A mudança organizacional é um aspecto essencial da criatividade e inovação nas organizações. Com base nessa afirmação, é INCORRETO afirmar que:

  • a) A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente.
  • b) A mudança é a etapa em que ideias antigas são aproveitadas de forma diferente.
  • c) A mudança envolve dois aspectos: a identificação e a internalização.
  • d) A mudança é a fase em que há a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos
  • e) A mudança encontra resistências.

 

Resp: B

 

 

Questão 13 – A técnica que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações que façam algo de maneira bem feita se chama:

  • a) Brainstorming;
  • b) Espionagem industrial;
  • c) Metodologia de Pareto;
  • d) Benchmarking;
  • e) Integração.

 

Resp: D

 

 

 

Questão 14 – O benchmarking representa um dos mais importantes componentes da “moderna administração”.

Assinale a definição correta de benchmarking:

  • a) É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes.
  • b) É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fracos e daquelas empresas que não são reconhecidas como líderes.
  • c) É uma técnica que não permite comparações de processos e práticas dos concorrentes.
  • d) É o mesmo conceito de outsourcing.
  • e) Avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes é falta de ética.

 

Resp: A

 

 

Questão 15 – O que pode dificultar uma mudança organizacional?

 

Resp: São as resistências às mudanças por diversos motivos como: objetivos individuais, culturas diferentes, sentimentos e interesses diversos que irão afetar diretamente a recepção do processo de mudança.

 

 

Questão 16 – Explique a diferença entre estrutura vertical e estrutura horizontal.

 

Resp: Estrutura vertical é aquela estrutura empresarial baseada em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes… Já a horizontal é um modelo adotado por empresas que querem simplificar as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe.

 

 

Questão 17 – Explique o que é Quarteirização.

 

Resp: Quarteirização é a delegação da gestão administrativa das relações com os demais prestadores de serviços, sejam eles terceiros, parceiros ou fornecedores da instituição a uma empresa especializada em gerenciamento.

 

 

Questão 18 – Qual a função de um Sistema de Informações Gerenciais (SIG)?

 

Resp: A função de um Sistema de Informações Gerenciais é integrar os vários Sistemas de Informações da Organização, para a tomada de decisões.

 

 

Questão 19 – O que é um processo? Defina em poucas palavras.

 

Resp: Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço, tem uma entrada e produz uma saída.

 

Questão 20 – Explique a estrutura organizacional “Fabrica sem fábrica”.

 

Resp: Fábrica sem fábrica é uma fábrica que detém a marca e terceiriza seus processos de produção.