FLUXOS COMUNICATIVOS

 

Fluxos comunicativos correspondem às maneiras pelas quais uma informação circula dentro de uma organização.

 

  1. FLUXO DESCENDENTE OU VERTICAL

 

Transmissão de informações da cúpula diretiva (níveis hierárquicos superiores) para os subalternos (níveis hierárquicos inferiores), ou seja, comunicação de cima para baixo.

 

Exemplos:

  • Palestras e treinamentos organizados e ministrados pelos níveis dos níveis hierárquicos superiores;
  • Panfletos anexados aos contracheques;
  • Regulamento da empresa distribuído aos funcionários;
  • Apresentação dos resultados da empresa;
  • Anúncio de novas medidas estratégicas adotadas pela empresa;
  • Anúncio de novas metas a serem atingidas pelos funcionários;
  • Anúncio dos funcionários que mais se destacaram;
  • Comunicação de novidades (campanha de voluntariado, de vacinação, de doação de sangue, do agasalho etc.);
  • Demonstrativos da situação financeira da empresa;
  • Feedback sobre a produtividade de departamentos;
  • Informação das políticas, dos regulamentos e dos benefícios da empresa;
  • Instruções sobre como realizar um serviço específico;
  • Instruções sobre a lógica do trabalho, ou seja, sobre como determinada atividade se relaciona às outras atividades da empresa;
  • Informações sobre modificações na linha de produtos e nos métodos de trabalho;
  • Manuais de prevenção de acidentes de trabalho;
  • Relatório sobre produção e venda;
  • Relatório sobre o grau de satisfação dos clientes;
  • Afixação de cartazes informativos.

 

  1. FLUXO ASCENDENTE

 

As informações que partem das pessoas de posição hierárquica inferior e chegam à cúpula da organização. Ocorre de forma contrária ao fluxo descendente.

 

Exemplos:

  • E-mails enviados aos superiores ou à ouvidoria;
  • Sugestões e/ou reclamações na “caixa de sugestões”;
  • Reclamações sobre conflitos entre funcionários que precisam ser investigados e solucionados;
  • Relatórios contábeis e financeiros;
  • Relatórios sobre desempenho de indivíduos e departamentos;
  • Solicitação de compra de materiais ou produtos.

 

  1. FLUXO HORIZONTAL OU LATERAL

 

Ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico (no mesmo departamento ou em setores diferentes da empresa).

 

Exemplos:

  • Comunicados por escrito, como e-mails e memorandos, intra e interdepartamentais;
  • Newsletters e jornais corporativos produzidos pelos e para os funcionários;
  • Pedidos (de compra, de entrega, de cobrança, de pagamento etc.);
  • Relatórios interdepartamentais;
  • Troca de mensagens intra e interdepartamentais por escrito via e-mail, memorando, circular etc.

 

  1. FLUXO TRANSVERSAL, LONGITUDINAL OU DIAGONAL

 

A comunicação se dá em todas as direções, fazendo-se presente nas mais variadas posições das estruturas ou da arquitetura organizacional.

 

Geralmente, esse tipo de fluxo comunicativo é mais observável em organizações flexíveis que possibilitam uma gestão mais participativa e integrada, criando condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.

 

 


 

Fonte: Apostila da Unidade Avaliativa (UA) 02 da disciplina Comunicação Empresarial Geral, Fluxos na Comunicação Empresarial Integrada, da FATEC, 2017.