Fluxos comunicativos correspondem às maneiras pelas quais uma informação circula dentro de uma organização.
- FLUXO DESCENDENTE OU VERTICAL
Transmissão de informações da cúpula diretiva (níveis hierárquicos superiores) para os subalternos (níveis hierárquicos inferiores), ou seja, comunicação de cima para baixo.
Exemplos:
- Palestras e treinamentos organizados e ministrados pelos níveis dos níveis hierárquicos superiores;
- Panfletos anexados aos contracheques;
- Regulamento da empresa distribuído aos funcionários;
- Apresentação dos resultados da empresa;
- Anúncio de novas medidas estratégicas adotadas pela empresa;
- Anúncio de novas metas a serem atingidas pelos funcionários;
- Anúncio dos funcionários que mais se destacaram;
- Comunicação de novidades (campanha de voluntariado, de vacinação, de doação de sangue, do agasalho etc.);
- Demonstrativos da situação financeira da empresa;
- Feedback sobre a produtividade de departamentos;
- Informação das políticas, dos regulamentos e dos benefícios da empresa;
- Instruções sobre como realizar um serviço específico;
- Instruções sobre a lógica do trabalho, ou seja, sobre como determinada atividade se relaciona às outras atividades da empresa;
- Informações sobre modificações na linha de produtos e nos métodos de trabalho;
- Manuais de prevenção de acidentes de trabalho;
- Relatório sobre produção e venda;
- Relatório sobre o grau de satisfação dos clientes;
- Afixação de cartazes informativos.
- FLUXO ASCENDENTE
As informações que partem das pessoas de posição hierárquica inferior e chegam à cúpula da organização. Ocorre de forma contrária ao fluxo descendente.
Exemplos:
- E-mails enviados aos superiores ou à ouvidoria;
- Sugestões e/ou reclamações na “caixa de sugestões”;
- Reclamações sobre conflitos entre funcionários que precisam ser investigados e solucionados;
- Relatórios contábeis e financeiros;
- Relatórios sobre desempenho de indivíduos e departamentos;
- Solicitação de compra de materiais ou produtos.
- FLUXO HORIZONTAL OU LATERAL
Ocorre entre pessoas do mesmo nível hierárquico (no mesmo departamento ou em setores diferentes da empresa).
Exemplos:
- Comunicados por escrito, como e-mails e memorandos, intra e interdepartamentais;
- Newsletters e jornais corporativos produzidos pelos e para os funcionários;
- Pedidos (de compra, de entrega, de cobrança, de pagamento etc.);
- Relatórios interdepartamentais;
- Troca de mensagens intra e interdepartamentais por escrito via e-mail, memorando, circular etc.
- FLUXO TRANSVERSAL, LONGITUDINAL OU DIAGONAL
A comunicação se dá em todas as direções, fazendo-se presente nas mais variadas posições das estruturas ou da arquitetura organizacional.
Geralmente, esse tipo de fluxo comunicativo é mais observável em organizações flexíveis que possibilitam uma gestão mais participativa e integrada, criando condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
Referência: Apostila da UA 02 da disciplina Comunicação Empresarial Geral do 4° semestre da FATEC, do ano de 2017.