• Qual é a diferença entre criar um banco de dados e criar uma tabela?

De acordo com o livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, um banco de dados é “uma coleção de dados organizados e centralizados para servir a várias aplicações e evitar a redundância dos dados”[1].

Ainda conforme o livro-texto, os bancos de dados podem ser organizados em tabelas (“representam algo que tenha características importantes”[2]), registros (“são as linhas da tabela e representam um elemento da tabela” [3]) ou campos (“são as características armazenadas para cada registro da tabela, elas formam as colunas da tabela”[4]).

Logo, a diferença em se criar um banco de dados ou uma tabela está relacionada ao objetivo que se deseja alcançar, pois se a finalidade é apenas gerar uma única coletânea de dados, deve-se criar um banco de dados, mas, se a finalidade é criar um meio de organizar vários bancos de dados, pode-se criar uma tabela.

  • Qual é a função da chave primária em uma tabela?

Segundo o livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, chave primária “é a identificação de todos os registros em uma tabela”[5]. Esta identificação é uma característica (ou conjunto) única, não sendo igual a de nenhum outro registro[6]. Em outras palavras, a chave primária é um campo com determinado valor que torna única cada linha da tabela.

Assim, a chave primária distingue um registro dos demais, possibilitando a criação de um índice automático.

Desta forma, a função da chave primária é identificar e organizar registros a partir de uma característica específica.

  • O que é um relacionamento entre tabelas e qual é o papel da chave estrangeira?

Relacionamento entre tabelas é um modo de vincular várias tabelas através da criação de relações.

As relações entre tabelas são essenciais num banco de dados, pois, afinal de contas, se não houver relações entre os dados armazenados nas diversas tabelas, não haverá banco de dados, e sim várias tabelas diversificadas sem conectividade.

Conforme o livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, a chave estrangeira é usada “para efetuar o relacionamento entre as tabelas”[7].

A chave estrangeira surge quando se compartilha a chave primária de uma tabela com outra, relacionando-as. Ao compartilhar a chave primária da primeira tabela na segunda, o novo campo que surge na segunda tabela é chamado de chave estrangeira.

Logo, o papel da chave estrangeira é possibilitar o relacionamento entre tabelas.

  • Qual é a função dos formulários e dos relatórios no Access?

De acordo com o que ensina o livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, formulários “são criados para melhorar a apresentação dos registros na tela do computador”[8], enquanto relatórios “permitem a impressão dos dados como, por exemplo, uma nota fiscal” [9].

Logo, a função dos formulários se relaciona à organização visual da apresentação, enquanto a função dos relatórios está relacionada à impressão dos dados.


Notas:

[1] Livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, p. 03.

[2] Idem, Ibidem.

[3] Idem, Ibidem.

[4] Idem, Ibidem.

[5] Idem, Ibidem.

[6] Idem, Ibidem.

[7] Livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, p. 08.

[8] Livro-texto da Unidade de Aprendizagem n° 17 da disciplina Informática aplicada à gestão, p. 09.

[9] Idem, Ibidem.